CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
Ayé - Angélique Kidjo

Formato: 1 CD

Género: electrónica, Folk, World, & Country, Funk / Soul, Vocal, Funk, Synth-pop, African

Ean: 0743211664622

 

 
 

Artista

Nascido em 14 de julho de 1960.

Angélique Kidjo cresceu em Ouidah, Benin, um país na África Ocidental que se senta firmemente entre Togo e Nigéria.

Ela nasceu em uma família musical, sua mãe é coreógrafa e diretora de um grupo de teatro, seus irmãos são instrumentistas e aos seis anos de idade ela estava cantando e dançando na companhia de sua mãe e mais tarde se juntou ao grupo de irmãos, a banda Kidjo Brothers, onde ela cantou uma variedade de canções de estilo Benin.

Crescendo em Benin a expôs a uma rica variedade de música. Ela foi fortemente influenciada pelos estilos folclóricos tradicionais e canções de amor do país - canções épicas cheias de alusões à história das aldeias e dos rituais e cerimônias de voodoo da geração mais antiga.
mas, talvez mais importante, ela estava ouvindo a nova música urbana africana que se percola da África do Sul e as canções ocidentais que vão de James Brown, Aretha Franklin para Jimi Hendrix que ela ouviu no rádio.

O vocalista sul-africano Miriam Makeba foi uma grande influência no jovem Kidjo, tanto que Angelique, que já estava fazendo um nome para si mesma, gravou uma adaptação de uma canção de Makeba para a rádio Benin. Seus primeiros sucessos seguiram e ela visitou a Costa do Marfim.
Só quando o Kidjo fez a viagem à Europa, a carreira dela ficou viva. Foi o produtor camaronês, Ekambi Brilliant, que sugeriu que Angelique se mudasse para Paris para gravar e o cantor deixou Benin para a Europa.

Paris nos anos oitenta era o terreno de criação para a nova música africana e artistas africanos, liberado das restrições da tradição africana, mas incorporando suas raízes com estilos ocidentais estavam gerando sons revolucionários.
As guitarras deliciosamente arrancadas estavam misturando com tambores de rock e letras estavam lidando com questões mais mundanas. Makossa de Camarões, azeda do Zaire, que agora é a RDC e mbalax do Senegal estava sendo injetada com uma nova atitude e estava tomando conta dos dançarinos. O Kidjo estava no elemento dela.

Quando ela chegou pela primeira vez, ela cantou e gravou com um grupo chamado Alafia e depois se juntou à banda de jazz, Pili Pili. Mais tarde, ela gravou dois álbuns de jazz com Pili Pili e tocou com eles no Festival Montreux em 1986.
No mesmo ano, ela se juntou a forças com o baixista e compositor Jean Hebrail, e juntos eles trabalharam em sua própria música.
Através de trabalhar regularmente em Le Baiser Salé em Paris, ela também conheceu muitos músicos africanos e Antillean e foi capaz de formar seu próprio grupo e lançar seu primeiro álbum solo, Parakou.

Faixas

1  Agolo  04:46

2  Adouma  04:27

3  Azan Nan Kpé  04:14

4  Tatchédogbé  04:20

5  Djan-Djan  04:11

6  Lon Lon Vadjro  05:10

7  Houngbati  04:45

8  Idjé-Idjé  05:56

9  Yemandja  04:03

10  Tombo  04:53

Edições

Formatos

CD, Cassette, Vinyl

Editoras

Island Records, Mango

Países

Canadá, França, Japão, Países Baixos, África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos, Europe, Australasia

Anos

1993, 1994

Membros

Artigos relacionados

Sings - Angélique Kidjo
Õÿö - Angélique Kidjo
Celia - Angélique Kidjo
You Can Count On Me - Angélique Kidjo
Celia - Angélique Kidjo
Parakou - Angélique Kidjo

RUBEL-AS PALAVRAS VOL.1 & 2

2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay