CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
Greatest Of The Delta Blues Singers - Skip James

Greatest Of The Delta Blues Singers

Skip James  

Formato: 1 Vinyl

Género: blues, Delta Blues

Ean: 0725543101914

.. BLUES SINGERS =BLUE= // ON LIMITED BLUE VINYL
 

 

Descrição

.. BLUES SINGERS =BLUE= // ON LIMITED BLUE VINYL

Artista

Blues e cantor e compositor do evangelho, realizado em guitarra e piano. Conhecido por sua voz de outro mundo, assombrando a guitarra e o canto do falsete, James contribuiu para alguns dos maiores lados do delta blues já gravados.

Nascido em 21 de junho de 1902, em Yazoo City, Mississippi.
Morreu: 3 de outubro de 1969, em Filadélfia, Pensilvânia. (Câncer)

Criado na plantação de Woodbine fora de Betonia, Mississippi, James foi atraído para a música desde cedo. Quando criança, ele foi inspirado para ser músico depois de ouvir Henry Stuckey e Rich Griffin tocar uma festa de dança nocturna. Ele ensinou-se piano depois de assistir a um pianista rural, e desenvolveu seu estilo de guitarra depois que Stuckey mostrou-lhe como sintonizar sua guitarra para um acorde E menor aberto.

Em 1927, Okeh Records aproximou-se dele sobre fazer alguns registros, mas James recusou. James foi finalmente persuadido a ver H.C Spier em fevereiro de 1931, um mestre de talentos que tinha descoberto a maioria dos maiores bluesmen do Mississippi dos anos 1920 e início da década de 1930. James tocou um pouco de "Devil Got My Woman", e Spier foi convencido. No dia seguinte, ele apresentou o cantor com um contrato e um bilhete de trem para Grafton, Wisconsin, onde a Paramount Records tinha um estúdio. James aparentemente gravou 18 músicas, embora mais tarde se lembrasse de tocar 26 músicas.

Não muito tempo depois de sua sessão de gravação, James conheceu seu pai novamente pela primeira vez desde sua infância. O sénior James era um ministro batista, e pediu Skip para ir para Dallas para assistir sua escola de divindade e estudar para o ministério. O James aceitou o convite. A implicação mais séria de sua nova religião foi renunciar ao blues, que foi considerado a música do Diabo. H.C Spier novamente se aproximou de James em 1932 sobre a gravação para Victor Records, mas James recusou.

Em 1948 James deixou um emprego com uma empresa mineira em Birmingham e voltou para Betonia, planejando retomar sua carreira blues, mas a população afro-americana no Mississippi estava diminuindo e os gostos em blues também tinham mudado. Ele só foi capaz de fazer uma festa ocasional na cidade, e eventualmente desapareceu. O biógrafo Stephen Calt especulou que o apelido de James pode ter tido suas raízes em suas atividades criminosas como ele afirmou que James muitas vezes teve que pular a cidade com pressa.

Não foi até 1964 que os entusiastas do blues Bill Barth, John Fahey, e Henry Vestine localizado James em Tunica, Arkansas, onde ele estava em um hospital que sofre de câncer. Finalmente voltou a tocar, sua primeira aparição pública foi o Newport Folk Festival naquele ano. James frequentemente recusou as ofertas para ser gravado e abraçou sua redescoberta na década de 1960 apenas meio de coração.

Em constante dor do câncer, James foi incapaz de gravar no início, apesar do interesse de várias empresas de registro. Em julho de 1965, ele recebeu US$ 200 para uma sessão para Melodeon, que mais tarde naquele ano resultou em seu primeiro álbum Greatest Of The Delta Blues Singers. Mais tarde, ele gravaria dois LPs para Vanguard, Skip James Today! e o Diabo apanhou a minha mulher.

Durante os últimos quatro anos de sua vida ele ocasionalmente jogou shows em coffeehouses para cima e para baixo da costa nordeste. Mas a sua música incansavelmente deprimente fez os clubes pilharem para o reservar, e seus registros não foram particularmente bem sucedidos.

Vivendo em Filadélfia com sua terceira esposa, James foi cronicamente quebrado durante seus últimos anos, até que o grupo Cream (2) gravou "I'm So Glad" e incluiu o crédito do compositor James.

Foi introduzido no Blues Foundation Hall of Fame em 1992.

Faixas

A1  Hard Time Killin' Floor Blues  03:25

A2  Sick Bed Blues  03:22

A3  Washington D.C. Hospital Center Blues  04:13

A4  Devil Got My Woman  06:17

A5  Skip's Worried Blues  04:23

B1  Illinois Blues  04:38

B2  I Don't Want A Woman To Stay Out All Night Long  04:32

B3  Cherry Ball Blues  03:51

B4  All Night Long  04:36

B5  Motherless & Fatherless  04:09

Edições

Formatos

Vinyl, CD

Editoras

Storyville, Sutro Park, Biograph, Melodeon

Países

Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Europe

Anos

1965, 1971, 1992, 2003, 2012, 2016

Membros

Artigos relacionados

Hard Time Killin' Floor - Skip James
Cypress Grove Blues - Skip James
Cherry Ball Blues - Skip James
Devil Got My Woman - Skip James
Skip James Today! - Skip James
Vanguard Visionaries - Skip James
Blues From The Delta - Skip James

RUBEL-AS PALAVRAS VOL.1 & 2

2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay