Artista
Originário de Sevilha, no sul da Espanha, Ortodoxo é uma banda de vanguarda do mundo doom metal que adiciona fortes influências gratuitas torcidas de jazz ao seu som de metal essencial, fundada na repetição hipnótica de intensidade quase mística e ritmos lentos e torpid que se ajustam a pessoas de uma cidade de calor de verão esmagador.
Sevilha teve outras influências fortes na banda: eles começaram a se apresentar nas vestes capuzes das irmandades penitenciárias Sevillian (embora agora se vestir mais convencionalmente) e eles falaram da procissão anual Semana Santa na cidade como fonte de inspiração para sua música (‘Ofícío de Tinieblas’ de seu álbum de estreia ‘Gran Poder’ relaciona-se a uma tradição Semana Santa, por exemplo).
O segundo álbum ortodoxo os viu estendendo a base doom metal de sua estreia com a adição de clarinetes e trombetas, fazendo com que as comparações fossem feitas ao rei Crimson e ao capitão Beefheart, enquanto o seguinte álbum, Sentencia, dispensado com guitarras quase completamente a favor de piano, trompete e baixo reto na faixa de 26 minutos Ascensión. A centralidade do doom metal para a banda tem, no entanto, sido reenfatizada por Baal, seu álbum de 2011.
Os lançamentos ortodoxos foram emitidos pelo selo norte-americano Southern Lord, mas eles são assinados com o selo espanhol Alone Records, baseado em Málaga.
Membros: Marco Serrato Gallardo (Bass, Vocals) e Borja Díaz Vera (Drums).
Membro antigo e fundador: Ricardo Jiménez Gómez (Guitarra).
Faixas
A1
Past Seers
A2
Abendrot
A3
Rabid God
A4
Starve
B1
The Son, The Sword, The Bread
B2
The Long Defeat
Edições
Membros
Ricardo Jiménez Gómez,Marco Serrato Gallardo,Borja Díaz Vera