Artista
TREAT ou "THE TREAT" como eles se chamavam em primeiro lugar foi formado por Robert Ernlund (vocals,) Anders Gary Wikström (guitarra) e Leif Lillen Liljegren (guitarra) em Estocolmo, Suécia em 1982, mas todos eles estavam tocando juntos desde o início de 1981 em The Boys (14,) uma banda de rock mais direta que cantou apenas em sueco e gravou um álbum.
Bem. Tudo começou em 1977, quando Ernlund enfrentou sua banda de irmão mais velho Göran Sprängdeg um ato de rock'n'roll que nunca gravou nada, mas tocou um monte de shows ao vivo e em torno da área de Estocolmo. Liljegren, que jogou com Heavy Load (2) por alguns meses, juntou-se a eles no final de 1980 e os membros acima mencionados se tornaram "The Boys" que mais tarde passou a gravar uma fita demo como "The TREAT" que a propósito foi recusado por cada único rótulo que eles enviaram para no final de 1982.
Não foi até o baterista Mats Dalton Dahlberg (ex-Highbrow, Power (7) se juntou aos caras no verão de 1983 que as coisas começaram a acontecer. Dalton tinha alguns contatos dentro do Polygram sueco que na época estava procurando uma nova banda de hard rock sueca para assinar. Ao mesmo tempo, o baixista Tomas Lind juntou-se ao The Treat e os cinco deles começaram a gravar novas músicas de demonstração juntos no estúdio Polygram. Todos eles disseram em entrevistas iniciais que foram influenciados por bandas como Journey, Foreigner, Def Leppard, Boston, KISS, Whitesnake e Van Halen.
Lind deixou a banda no início de 1984 e foi substituído por Kenneth Sivertsson, um baixista de 25 anos que antes tinha tocado com Factory, uma banda pop que cantou em sueco e teve um par de grandes sucessos entre 1978-81 (Eu tenho certeza que muitos suecos ainda se lembram de "Efter Plugget".) Eles mudaram seu nome de "The Treat" para simplesmente Treat e o primeiro single "Too Wild" foi lançado em maio de 1984.
Eles visitaram toda a Suécia no verão de 1985 e tudo parecia ser uma seca no campo de Treat, antes que o desastre se abatesse sem um aviso. Tapetes de verão Dalton Dahlberg de repente deixou a banda sem um aviso ou explicação em agosto de 1985! Mais tarde, ele formou sua própria banda Dalton (6), que lançou dois bons álbuns melódicos (THE RACE IS ON - 1987 & INJECTION -1989) que tinham canções co-escritas por Jon Bon Jovi & Michael Bolton etc. O novo baterista Leif Sundin, que tinha suas raízes na música jazz e cujo pai era um músico de jazz bem conhecido na Suécia, foi talvez uma escolha estranha para uma banda de hard rock mesmo se Sundin tocou com Six Feet Under (2) por um tempo! As coisas não funcionaram com Leif Sundin e ele saiu (ou foi despedido de?) a banda em agosto de 1986. Seu substituto Jamie Borger foi mais um ex-Six Feet Under (2) baterista (banda popular huh?) que também tocou com Capricorn (16) (com Mats Leven como vocalista) e SWEDISH BEAUTY (que mais tarde se tornou sueco Erotica) no passado.
DREAMHUNTER (1987) pode ser o álbum que todo mundo fala sobre quando se trata de Treat, como sua reputação e o fato de que o CD original é muito raro (foi relançado agora, embora,) faz este é um item de coletores para os fãs melódicos. Mas...talvez sua reputação seja melhor do que o próprio álbum?
Faixas
1
Ghost Of Graceland
05:20
2
I Don’t Miss The Misery
03:46
3
Better The Devil You Know
04:41
4
Do Your Own Stunts
05:08
5
Endangered
03:48
6
Inferno
03:52
7
Alien Earthlings
04:58
8
Nonstop Madness
03:12
9
Too Late To Die Young
04:35
10
House On Fire
04:14
11
Together Alone
05:03
12
Everything To Everyone
03:05
Edições
Editoras
Frontiers Records, Nexus , Frontiers Music SRL, Frontiers Records
Países
Alemanha, Itália, Japão, Rússia
Membros
Nalle Påhlsson,
Leif Sundin,
Fredrik Thomander,
Mats Levén,Anders Wikström,Kenneth Sivertsson,Robert Ernlund,Patrik Appelgren,Jamie Borger,
Joakim Larsson,
Leif Liljegren,Pontus Egberg,
Ken Siewertson,
Mats Dahlberg (2),
Tomas Lind