CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
António Vivaldi / Jean Baptiste Bréval / Luigi Boccherini - Antonio Vivaldi

António Vivaldi / Jean Baptiste Bréval / Luigi Boccherini

Antonio Vivaldi  

Formato: 1 CD

Género: clássica

Ean: 5603559010626

Irene Lima (violoncelo) / Manuel Póvoa (contrabaixo) / Ana Mafalda Castro
António Vivaldi / Jean Baptiste Bréval / Luigi Boccherini

É em Itália, a partir da segunda metade de séc. XVII, que o violoncelo, secundando a ascenção do violino, começa a ser utilizado como instrumento solista por...
 

3.97€ Envio: Imediato

 

Descrição

Irene Lima (violoncelo) / Manuel Póvoa (contrabaixo) / Ana Mafalda Castro
António Vivaldi / Jean Baptiste Bréval / Luigi Boccherini

É em Itália, a partir da segunda metade de séc. XVII, que o violoncelo, secundando a ascenção do violino, começa a ser utilizado como instrumento solista por um número crescente de virtuosos: Pretonio Franceschini (1650-1680).

Artista

compositor barroco italiano, violinista virtuoso, professor e clérigo.
Nascido em 4 de março de 1678, Sestiere di San Marco, Repùblica Vèneta, Itália. Morreu em 28 de julho de 1741, Kärntnertor, Viena, Áustria.

Ele é reconhecido como um dos maiores compositores barrocos, e sua influência durante sua vida foi generalizada em toda a Europa. Ele é conhecido principalmente por compor muitos concertos instrumentais, para o violino e uma variedade de outros instrumentos, bem como trabalhos de coro sagrados e mais de quarenta óperas. Seu trabalho mais conhecido é uma série de concertos de violino conhecidos como "The Four Seasons".

A carreira de Vivaldi como violinista e compositor era quase inevitável. Seu pai foi Giovanni Battista Vivaldi, um fundador do Sovvegno dei musicisti di Santa Cecilia, um coletivo de músicos, que foi o compositor e tutor de ópera barroco Giovanni Legrenzi. Como um jovem, em turnê e tocando em torno de Veneza em acompanhamento sobre o violino com seu pai, ele provavelmente foi influenciado por Legrenzi que se tornou maestro di cappella na Basílica de São Marcos em 1681.

Uma ruiva como seu pai, Vivaldi assumiu o curso de alcançar um sacerdócio em 1693 e tornou-se ordenado em 1703, referido por aqueles ao seu redor como "Il Pretto Rossi" por causa de seu cabelo vermelho. No final de 1703, ele foi incapaz de manter sua prática no sacerdócio devido à doença e procurou emprego como um tutor da música, mantendo seu título de reverência.

Em 1704 trabalhou como maestro de violino em Veneza no orfanato do Hospital Devout da Misericórdia, uma instituição conhecida como Conservatorio dell'Ospedale della Pietà, proporcionando abrigo a crianças órfãs e abandonadas. Aqui os meninos foram ensinados um comércio, enquanto as meninas receberam uma educação musical. Os talentosos foram selecionados para a orquestra e o coro do conservatório, que ganhou grande consideração tanto em Veneza quanto no exterior. Vivaldi usou este período para escrever a maioria de seus concertos, cantatas e árias.

O instituto forneceu um ambiente ideal para Vivaldi explorar as avenidas da forma de ritornello. O primeiro de seus trabalhos foi publicado em 1705, um segundo Opus em 1709. Seu terceiro Opus foi publicado em Amsterdão em 1711 e ganhou-lhe uma atenção entusiástica em toda a Europa – seguido por um quarto Opus em 1714. Tornou-se Diretor Musical do Instituto Pietà em 1716 e foi contratado para fornecer dois concertos por mês para a orquestra. Documentos da história de Pietà mostram que Vivaldi produziu 140 concertos entre 1723 e 1733.

Em 1714 Vivaldi assumiu o papel de impresario do teatro Sant'Angelo em Veneza, apresentando "Orlando finto pazzo", "Nerone fatto Cesare" e, apesar da censura anterior, "Arsilda Regina di Ponto" em que a liderança feminina (Arsilda) se apaixona por outra mulher (Lisea), disfarçada de homem. O estilo operístico de Vivaldi causou indignação e aclamação. Durante três anos produziu trabalhos operários para o governador de Mantua, o príncipe Filipe de Hesse-Darmstadt. Ele então se mudou para Milão e depois para Roma em 1722, realizando-se para o Papa Bento XIII. É neste período que ele consolidou o que se tornaria uma de suas obras mais populares "The Four Seasons", eventualmente publicadas dentro de uma coleção de doze composições "Il Cimento dell'armonia e dell'inventione" em 1725.

Vivaldi tinha se mudado em círculos altos neste momento, escrevendo uma cantata de casamento para Luís XV e "La Cetra", uma dedicação ao imperador vienense Carlos VI que cavaleirou o compositor e convidou-o para Viena. Em 1730, o estilo e a popularidade de Vivaldi tinham diminuído e ele vendeu muitos dos direitos de seu trabalho e mudou-se para Viena, acompanhado por seu pai. Ele tomou residência em uma casa de quatro andares conhecida como "Satlerisch Haus" (casa de um criador de salsichas) dirigida por Maria Agathe Wahler, viúva do selador. A propriedade situava-se acima do Kärntnertor, um dos oito portões de fortificação em torno de Viena, perto do Kärntnertortheater onde Vivaldi começou a organizar óperas como Farnace em 1737.

É provável que ele fosse assumir uma posição na corte de Carlos VI, mas quando o imperador morreu repentinamente em 1740 - com reputação de envenenamento de cogumelos, Vivaldi foi deixado preso sem apoio real ou remuneração total. Sua saúde rapidamente diminuiu e sua história asmática levou seu pedágio alguns nove meses depois. Morreu de "infecção interna" em sua casa em Viena. Ele recebeu um enterro simples no cemitério de Spitaller Gottesacker após um funeral na Catedral de Santo Estêvão.

Faixas

1  Sonata Em La Menor / Sonata In A Minor - Largo 

2  Sonata Em La Menor / Sonata In A Minor - Allegro 

3  Sonata Em La Menor / Sonata In A Minor - Largo 

4  Sonata Em La Menor / Sonata In A Minor - Allegro 

5  Sonata Op. 40 Em Dó Maior / Sonata Op. 40 In C Major - Allegro 

6  Sonata Op. 40 Em Dó Maior / Sonata Op. 40 In C Major - Rondo Grazioso 

7  Sonata Em Sol Maior / Sonata In G Major - Largo 

8  Sonata Em Sol Maior / Sonata In G Major - Allegro Militare 

9  Sonata Em Sol Maior / Sonata In G Major - Tempo Di Minuetto 

10  Sonata Em Lá Maior / Sonata In A Major - Adagio 

11  Sonata Em Lá Maior / Sonata In A Major - Allegro 

12  Sonata Em Lá Maior / Sonata In A Major - Minuetto Con Variazone 

Edições

Formatos

Editoras

Países

Anos

Membros

Artigos relacionados

Musica Portuguesa

Turbulence - Thanatoschizo
2 - Fingertips
Shout It Out - Fonzie
Frente E Verso - Ricardo Azevedo
Lights & Darks - Rita Redshoes
(...) - Nuno Costa
Canções - Balla
2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay