Descrição
Edição limitada de uma caixa com 4 discos que reúne as obras mais importantes de grandes nomes da Blue Note. Um conjunto de títulos que permitirá a todos os melómanos, e não só, o acesso a discos imprescindíveis da História do Jazz
A Night in Tunisia/Moanin/The Big Beat/Buhaina's Delight
Artista
Art Blakey (nascido em 11 de outubro de 1919, Pittsburgh, Pensilvânia, EUA - morreu em 16 de outubro de 1990, New York City, Nova York, EUA) foi um baterista de jazz americano, compositor e líder de banda, melhor lembrado como fundador e 35 anos líder do The Jazz Messengers.
Blakey era o filho adotivo em uma Família Adventista do Sétimo Dia, aprendendo o piano como ele aprendeu a Bíblia, dominando ambos em uma idade precoce. No início da década de 1930, enquanto gigging no Democratic Club em Pittsburgh, a carreira de piano de Arts chegou a um fim abrupto quando ele foi ordenado para a bateria para fazer o caminho para o pianista Erroll Garner. Este incidente estava aparentemente no ponto de vista do dono das casas noturnas, como Blakey mais tarde lembrava muitas vezes. Isso serviu como boa sorte e o jovem baterista Blakey veio sob a tutela do lendário baterista e líder de banda Chick Webb, servindo como seu valet. Voltando a Pittsburgh em 1937, ele formou sua própria banda, apoiando a pianista Mary Lou Williams. em 1939, ele se juntou e excursionou com Fletcher Henderson por 3 anos, seguido por um ano gigging no clube Tic Toc de Boston. Então, como membro da banda de Billy Eckstine, ele tocou com os gostos de Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Sarah Vaughan. Quando Eckstein disbandou seu grupo em 1947, Blakey organizou o Seventeen Messengers, uma banda de ensaio e gravou com um octet chamado Jazz Messengers, o primeiro de seus muitos grupos com esse nome. Em 1948, ele visitou a África onde aprendeu a bater polirhythmic e foi introduzido ao Islã, tomando o nome Abdullah Ibn Buhaina.
No início da década de 1950, viu-o tocando e transmitindo com músicos como Miles Davis, Clifford Brown e Horace Silver. Blakey e Silver uniram e formaram o Jazz Messengers. Esta banda logo evoluiu para Art Blakey & The Jazz Messengers com Blakey permanecendo o líder com o pessoal em mudança, tocando junto com eles até sua morte. De 1947 a 1972 também gravou regularmente com Thelonious Monk.
Blakey era uma figura importante no jazz moderno e um estilista importante na bateria. Sua contribuição para o jazz como um descobridor e moldador de talentos jovens ao longo de três décadas não pode ser negligenciada.
Tio de Dozia Blakey aka DJ Dozia.
Faixas
1-1
Warm-up And Dialogue Between Lee And Rudy
1-2
Moanin'
1-3
Are You Real
1-4
Along Came Betty
1-5
The Drum Thunder Suite
1-6
Blues March
1-7
Come Rain Or Come Shine
1-8
Moanin' (Alternate Take)
2-1
Africaine
2-2
Lester Left
2-3
Splendid
2-4
Haina
2-5
The Midget
2-6
Celine
3-1
Backstage Sally
3-2
Contemplation
3-3
Bu's Delight
3-4
Reincarnation
3-5
Shaky Jake
3-6
Moon River
3-7
Moon River (Alternate Take)
3-8
Backstage Sally (Alternate Take)
3-9
Reincarnaton Blues
3-10
Bu's Delight
4-1
Prayer By Solomon G. Liori
4-2
Ife L'ayo (There Is Happiness In Love)
4-3
Obirin African (Woman Of Africa)
4-4
Love, The Mystery Of
4-5
Ero Ti Nr' Ojeje
4-6
Ayiko Ayiko (Welcome, Welcome, My Darling)
4-7
Tobi Ilu