Artista
Um dos guitarristas mais originais do Reino Unido, seu jogo primeiro veio a destaque no final dos anos 80 com Invaders of the Heart de Jah Wobble. Trouxe o filho de um Diplomata no Oriente Médio, seu estilo intuitivo reuniu elementos árabes e africanos com uma nova energia de onda. Ele co-escreveu 3 álbuns com Wobble, incluindo o Mercury Prize, "Rising Above Bedlam". Quando os Invaders of the Heart se desmantelaram, ele fez um álbum para o selo Real World de Peter Gabriel com o cantor argelino Abdel Ali Slimani, co-escreveu com Natacha Atlas e gravou e excursionou com Sinead O’Connor.
Com o baterista/produtor John Reynolds e a violoncelista clássica Caroline Dale ele formou Ghostland, fazendo um álbum homônimo e contribuindo para o filme de Jazmin Dizdar Beautiful People, ambientado na Bósnia e Londres.
No final da década de 90, ele se reuniu com espíritos de gênero Lo’jo de Angers, França, um relacionamento que levou a sua produção de 3 álbuns com eles. Enquanto trabalhava com Lo’jo em Bamako, Mali, Justin conheceu músicos Tuareg cuja música atingiu um acorde em um nível profundo. Lo’jo desenvolveu a conexão que levou a uma viagem de gravação para o Saara do Sul No final de 1999, resultando no álbum de estreia de Tinariwen, 'Radio Tisdas Sessions' Justin também tocou no primeiro Festival do Deserto nesta viagem, tocando músicas de seu álbum solo "Desert Road".
Na parte de trás do álbum 'Desert Road', ele formou o 'Wayward Sheikhs' com o parceiro de longa data Salah Dawson Miller e o ex- guitarrista do FYC/Beat Andy Cox. Entre os shows mais convencionais, os xeques Wayward tocaram concertos colaborativos com músicos locais em Damasco, Síria e Túnis. Seu estilo de guitarra evocativa levou a comissões para dois filmes de longa-metragem: Kin, situado no deserto da Namíbia, e mais recentemente 'Deadline Beirut' ambientado na Guerra Civil -torno Líbano.
Em 2004 ele gravou e excursionou com a cantora irlandesa Damien Dempsey, bem como tocar concertos colaborativos com Taj Mahal e Tinariwen, e, na companhia de Robert Plant, com Alison Krauss e Los Lobos.
Ele começou a trabalhar com Robert Plant em 2001. Juntamente com Robert, Justin se apresentou no Festival do Deserto 2003, após o qual começaram a trabalhar com o Strange Sensation no álbum atual.
Faixas
A1
Fenland
A2
Ray On The Ground
A3
Bailiffs
A4
Police & Scarecrow
A5
River Ferry
A6
Yarmouth
A7
Biker Attack
A8
To Norwich
A9
Scarecrow 2
A10
To Robert's
A11
Book Of Kells
B1
Gateshead Angel
B2
Studio Escape
B3
Viking Rune
B4
Morning After
B5
Robert Text
B6
Viking Phone Research
B7
To Holy Island
B8
Ray On The Ground 2
B9
Breaking The Spell
B10
Burning Men