Descrição
Open é o sexto álbum de estúdio do aclamado compositor, produtor, cineasta e multi-instrumentista Kutiman.
É uma viagem de doze faixas viciante e irresistível que inclui elementos de soul clássico, psicodelia do Oriente Médio, Afrobeat, funk tailandês, jazz fusion, paisagens sonoras de biblioteca cósmica e muito mais.
"Vanishing Point" abre os procedimentos, lembrando tanto o tributo a Dilla de 2017 da Abstract Orchestra quanto os flips de música de cinema do lounge da fama de Tosca e DJ Vadim.
My Everything apresenta o convidado proeminente e colaborador frequente de Kutiman, Dekel, cujos voz soul-pop, juntamente com riffs de guitarra acústica, apontam para artistas indie contemporâneos, como Michael Kiwanuka e SAULT. "A Day Off" passa pela psicologia da Anatólia e pelo funk tailandês ao estilo Khruangbin, enquanto a fusão afrobeat/jazz "Confetti" presta homenagem ao outro homônimo de Kutiman, Fela Kuti.
Dekel também intervem no dub-soul "Believe In You" com notas de Lord Echo e o som do dub-soul da Nova Zelândia.
As linhas de guitarra de inclinação tuaregue em "Canoe" viajam pelo deserto do Saara em direção ao Sudão e Etiópia até o final, enquanto o encerramento meditativo e adjacente ao álbum "Ripples" fornece um momento final de reflexão de uma excursão verdadeiramente global de paisagens sonoras.
Artista
Kutiman (Ophir Kutiel; nascido em 1982) é um artista multi-talented de Tel Aviv. Ele é um animador, músico (teclados, bateria, baixo e guitarra) compositor, produtor e um editor de vídeo.