Descrição
180GR.
Artista
Björk Guðmundsdóttir (pronúncia irlandesa: [ˈpjœrntsk ˈkv.ðm.ntsʊtoʊhtɪr]), conhecida pelo seu nome artístico Björk, é uma cantora e músico islandesa, nascida em 21 de novembro de 1965 em Reykjavík.
Bem conhecida por seu estilo criativo de composição e canto distinto, a carreira de gravação de Björk começou em 1977 com a idade de 11 anos, quando ela lançou (como Björk Guðmundsdóttir) seu primeiro álbum, enquanto estudava piano e flauta na escola musical. Embora o álbum se tornou platina, ela se recusou a fazer outro acompanhamento de disco-folk e, aos 13 anos, formou sua primeira banda de punk curta duração, aliança de todas as garotas Spit e Snot (Saliva e Phlegm), onde ela tocou a bateria. Mais tarde, ela esteve envolvida em projetos como Exodus e Jam 80, todos sem registros conhecidos.
Em 1982, lançou o punk-pop Tappi Tíkarrass (Cork The Bitch's Arse), lançando um EP e um LP, antes de se tornar uma rebelde séria, juntando forças da política "existencial jazz-punk" de Kukl (Witchcraft), lançando três discos. Enquanto a expressão vocal de Björk amadureceu em Kukl, ela atraiu proeminência mundial pela primeira vez como uma das vocalistas principais do avant-pop islandês sexteto The Sugarcubes.
Em 1992 ela emigrou para o Reino Unido, lançou uma carreira solo e rapidamente eclipsou a popularidade de sua velha banda. Em vez de seguir a guitarra de Sugarcubes, Björk imersou-se em dança e cultura do clube, trabalhando com muitos dos maiores nomes do gênero, e recebendo remix tratamentos de Underworld, Dom T., Fluke, μ-Ziq, Goldie, Mika Vainio, Alec Empire, Bogdan Raczynski, Beastie Boys e outros.
Seu primeiro álbum Debut estabeleceu sua nova direção artística e se tornou um sucesso internacional, tornando-a uma das estrelas mais improvável dos anos 90. Embora o álbum tenha sido gravado com o produtor Nellee Hooper em 1993, suas músicas foram compostas durante os últimos dez anos enquanto ela estava em bandas.
Björk desenvolveu-se rapidamente como produtor, passando do papel co-produtor em seus primeiros álbuns para o papel de produtor completo em seu trabalho posterior, como seu Music Producers Guild Award for Innovation na categoria de testes de produção. Ela é bem reconhecida em ambos os mundos de música pop e experimental: seu álbum Vespertine tornou-se álbum do ano pela The Wire Magazine em 2001 e ganhou mais de 20 prêmios na Europa e recebeu 15 indicações nos EUA.
Enquanto Björk desenvolveu suas estruturas de música não convencionais, ela trabalhou com muitos artistas de renome, principalmente no reino da música eletrônica. Um de seus amigos de longa data e colaboradores principais foi Mark Bell da LFO que co-produziu muitas de suas músicas e até co-escreveu uma série de peças ao longo dos anos. Há outros artistas que desempenharam papéis importantes na parte criativa de seu trabalho: Guy Sigsworth, poeta islandês Sjón que ajudou na letra de algumas de suas principais músicas e diretor de vídeo Michel Gondry.
Atos como Plaid, Leila, Matmos, Talvin Singh foram, por vezes, parte de sua banda ao vivo. Além disso, ela logo trabalhou junto com Howie B., Graham Massey, Tricky, Eumir Deodato, Mike Patton, Matthew Herbert, John Tavener, Evelyn Glennie e cantou duetos com Thom Yorke, PJ Harvey, Catherine Deneuve e Anthony Hegarty.
Ao formar The Sugarcubes, Björk teve um breve casamento com o guitarrista Þór Eldon. Eles tiveram um filho, Sindri Eldon Þórsson, nascido em 8 de junho de 1986, no mesmo dia em que a banda foi formada. Eles se divorciaram antes do final de 1986, mas continuaram a trabalhar juntos na banda. Björk foi o parceiro de Matthew Barney de 2000 a 2013; eles têm uma filha, Isadora Barney, nascida em 2002.
Faixas
A1
Arisen My Senses
05:01
A2
Blissing Me
05:04
A3
The Gate
06:34
B1
Body Memory
10:12
B2
Losss
07:13
C1
Utopia
04:45
C2
Saint
04:43
C3
Courtship
04:52
C4
Sue Me
04:57
D1
Tabula Rasa
04:42
D2
Claimstaker
03:19
D3
Paradisia
01:42
D4
Features Creatures
04:41
D5
Future Forever
04:46
Edições
Formatos
CD, Vinyl, File, CDr, Box Set, Cassette
Editoras
Star Line , One Little Indian, Hostess Entertainment Unlimited, One Little Indian , Embassy Of Music, AllPoints, One Little Independent Records
Países
Austrália, França, Alemanha, Japão, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, UK & Europe, UK & US, Germany, Austria, & Switzerland
Anos
2017, 2018, 2019, 2020