CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
Peggy Sue / Everyday - Buddy Holly

Peggy Sue / Everyday

Buddy Holly  

Formato: 1 Vinyl

Género: pop, rock, Folk, World, & Country, Rock & Roll, Pop Rock, Rockabilly

Ean: 4988031562192

 

 
 

Artista

Artista e compositora americana Rock & Roll. Veja [a325096].
Nasceu: 07 de setembro de 1936 em Lubbock, TX, EUA.
Morreu: 03 de fevereiro de 1959 fora de Mason City, IA, EUA em 01:05am em um acidente de avião junto com [a=Ritchie Valens] e [a=J.P Richardson] pseudônimo The [a=Big Bopper].

Buddy Holly é frequentemente listado como um dos pioneiros e pioneiros do rock and roll, tendo inspirado vários músicos e bandas como [a=The Beatles,] [a=The Hollies,] [a=The Beach Boys] [a=The Rolling Stones] e [a=Led Zeppelin.] Sua banda, The Crickets, serviu como modelo que muitos grupos de rock and roll ao longo dos anos 1960 e 1970 costumavam construir sua formação. Guitarra de Buddy tocando e cantando foi bem complementada pela percussão fornecida pelo baterista de The Crickets, [a=Jerry Allison,] mais apoiado pelo baixista [a=Joe Mauldin] e brevemente pelo guitarrista de ritmo [a=Niki Sullivan.] Apesar de Buddy ter sido um artista profissional desde pelo menos 1954, o tempo que abrangeu sua fama foi menos de 18 meses, entre o final de 1957 e o início de 1959, quando ele tragicamente teve sua vida curta em um acidente aéreo fatal, juntamente com outros artistas Ritchie Valens e J.P "The Big Bopper" Richardson. Embora sua popularidade tenha diminuído nas últimas décadas, a influência de Buddy sobre rock and roll como um gênero ainda é reconhecida por vários músicos, historiadores de música e sua base de fãs dedicada.

Buddy Holly nasceu como Charles Hardin Holley em 7 de setembro de 1936 em Lubbock Texas para Lawrence Odell L.O Holley Sr. e Ella Pauline Holley. Ele era o mais novo de seus quatro irmãos que incluía Lawrence Odell Larry Holley Jr.. Travis Don Holley e Patricia Lou Holley. Sua mãe, Ella, afirmou com piada que Charles Hardin era muito grande de um nome para um rapaz tão pequeno e deu-lhe o apelido de Buddy, que ela achou melhor apto para ele. Buddy gostava de seu apelido e continuaria a usá-lo ao longo de sua vida, salvo por ocasiões incomuns, como quando ele foi creditado como compositor em composições selecionadas. A exposição inicial de Buddy à música veio de sua família, que tocou instrumentos e cantou canções durante seu tempo livre. Em particular, Buddy gostava de seus irmãos mais velhos Larry e Travis, que provocou seu interesse na guitarra como seu instrumento de escolha. Larry e Travis devolveram o respeito e admiração ao seu irmão mais novo, permitindo-lhe juntar-se a eles no palco durante um show de talentos, embora engraxando as cordas do violino de Buddy para que ninguém pudesse ouvi-lo tocar e gozar com eles. Outras influências externas incluíram músicos afro-americanos, incluindo um velho sapato polidor através da rua da escola de Buddy. Buddy muitas vezes passaria tempo com o cavalheiro mais velho, aprendendo a tocar blues riffs em sua guitarra.

A ambição original de Buddy era ser um país e western swing artist, muito antes do rock and roll foi reconhecido como um gênero, com [a=Hank Williams] estar entre seus primeiros ídolos. Em 1949, quando Buddy tinha 13 anos, ele fez sua gravação mais antiga conhecida em uma máquina de gravador de fio, cobrindo [a=Hank Snow] "My Two Timin' Woman". Enquanto frequentava o Junior High, Buddy tornou-se amigo de colega [a363175]. Os dois formaram a dupla country e ocidental "Buddy and Bob", atuando em torno de Lubbock e a região circundante em locais locais, bem como aparições periódicas em estações de rádio, como KDAV de Lubbock. Juntos, a dupla produziu canções como "Gotta Get You Near Me Blues", "Queen Of The Ballroom" e Memories. Buddy e Bob continuaram a se apresentar após se formar na Lubbock High School em 1955. Durante esse tempo, a estrela de rock and roll, subindo [a=Elvis Presley], passou por Lubbock várias vezes em turnês, com Buddy e outros músicos locais abrindo para ele ou fornecendo apoio. Buddy e Elvis se deram bem, com Elvis mantendo lembranças de Buddy muito depois de sua passagem. Elvis, juntamente com a sensação de rock and roll [a=Bill Haley And His Comets], bem como country e rockabilly artist [a=Johnny Cash] inspirou Buddy para começar a tomar o rock and roll som.

Em 1956, Buddy tinha perdido principalmente o interesse em tocar música country, concentrando-se mais em desenvolver suas habilidades rock and roll. Como resultado, Buddy contratou o percussionista e ex-companheiro escolar do Lubbock High, [a=Jerry Allison,] para se tornar o novo baterista para sua banda, juntamente com o jovem guitarrista e futuro cantor de campo, [a=Sonny Curtis.] O baixista original de Buddy e Bob, [a=Larry Welborn,] foi substituído por [a=Don Guess.] Mais tarde naquele ano, Buddy, Bob e sua banda viajaram para Nashville depois que Buddy tinha recebido um contrato de gravação por [l=Decca.] No entanto, na carta dirigida a Buddy por Decca oferecendo o contrato, seu sobrenome Holley foi enganado como Holly. Em vez de tentar corrigir o erro, Buddy começou a usar o erro de erro no lugar de seu sobrenome escrito corretamente. Após a chegada em Nashville, os executivos de gravação e produtores faturaram Buddy e sua banda como "Buddy Holly e The Three Tunes". Ao longo de uma grande parte da sessão de gravação no entanto, Jerry não foi autorizado a fornecer percussão pelos produtores e Bob Montgomery não participou, além de composição ou consulta, exibindo a crescente divisão criativa entre si e Buddy. Durante as sessões de Decca, Buddy e Jerry escreveram "That'll Be The Day" depois de assistir ao drama ocidental "The Searchers", estrelado por John Wayne. O par ficou irritado, no entanto, quando os produtores de Decca forçaram Buddy e sua trupe a tocar a música de uma forma semelhante ao western swing. Com os resultados da sessão de gravação considerada mal sucedida pelos executivos, Decca não renovou o contrato com Buddy e o resto da banda, incluindo uma cláusula que impediu Buddy de gravar qualquer nova música sob seu nome nos próximos cinco anos.

Após a sessão de Nashville menos do que ideal, Bob Montgomery foi oficialmente seus caminhos separados de Buddy, preferindo permanecer na música country, com Don Guess e Sonny Curtis também divergindo. Isto deixou o Buddy Holly e o Jerry Allison sozinhos. Sem querer desistir, Buddy decidiu tentar sua sorte com Jerry em um estúdio de gravação de terceiros executado por [a=Norman Petty] em Clovis, Novo México. Petty tinha produzido e gravado o single [m=269185] por [a=Buddy Knox,] que estava perto se não o som exato Buddy estava procurando em termos de sua própria música. Uma busca por músicos de substituição apareceu guitarrista de ritmo [a=Niki Sullivan] e baixista [a=Joe Mauldin,] que era frequentemente referido simplesmente como "Joe B". Em 1957, as gravações com Norman Petty foram bem-sucedidas, levando Norman a concordar em assinar Buddy e sua banda como clientes, com um acordo secundário acontecendo, tornando Norman o novo gerente da banda. "That'll Be The Day" foi regravado como originalmente planejado ao lado de "Looking For Someone To Love". Ambos foram destinados como o lado A e B para um single potencial. Para se locomover da cláusula Decca, Norman sugeriu que Buddy e sua banda inventam um nome para todo o grupo. Sendo um fã do grupo rock and roll [a895033,] Buddy sugeriu que eles usam o nome de um bug como o nome para sua banda também. Depois de recusar "The Beetles", Jerry e Buddy decidiram "The Crickets", em grande parte devido ao inseto estar associado com a música e ser uma visão comum em torno do oeste do Texas. Com o artista do potencial single agora listado como [a325096] Norman enviou o single para Murray Deutch, um executivo de música para [l=Coral Records] em Nova Iorque. Tanto o presidente de Deutch quanto o Coral, Bob Thiele, concordaram em assumir o single e liberá-lo sob o selo [l=Brunswick Records] como [m=190808]. As fitas mestre originais enviadas para Coral foram usadas logo fora do morcego, em vez de solicitar uma nova versão. O single rapidamente subiu nas paradas tornando-se um dos top hits nos Estados Unidos, mais tarde ganhando mais popularidade na Europa e Austrália também.

A Coral Records e por extensão, Brunswick, foram coincidentemente subsidiárias da Decca. Ao invés de processar Buddy no entanto, executivos da Decca, percebendo o erro que eles tinham feito com Buddy menos de um ano antes, nularam todas as cláusulas do contrato original e re-negociaram um novo com Buddy para liberar singles selecionados sob seu próprio nome no rótulo Coral, o mais bem sucedido do que foi [m=148364.] Buddy e The Crickets seguiram o sucesso de Peggy Sue e That'll Be The Day com [m=148367,] [m=556952] e [m=13586418] durante o restante de 1957, seguido por [m=8188134] e [m=183344] em 1958. O guitarrista de Rhythm Niki Sullivan deixou a banda no início de 1958, devido a ser incapaz de lidar com a pressão de performances públicas constantes e horários de turnê apertados, embora não antes da primeira aparição do grupo no Ed Sullivan Show em dezembro de 1957. Quando perguntado sobre isso em entrevistas, Buddy, respeitando a decisão de seu amigo, simplesmente afirmou que Niki tinha ido para casa para Lubbock para terminar a escola. Buddy e The Crickets também fizeram turnê pela Inglaterra e Austrália em 1958, o primeiro dos quais incluiu uma aparição no popular show de variedades "Saturday Night At The London Palladium", onde The Crickets apresentou "Oh Boy" ao vivo na frente de um grande público e em toda a televisão britânica. Entre os espectadores da televisão estavam um jovem [a=John Lennon] e [a=Paul McCartney], bem como o futuro músico de rock and roll [a=Graham Nash.] Mais tarde, em 1958, Buddy começou a namorar Maria Elena Santiago, recepcionista da Coral Records, casando-se com ela em Lubbock um pouco depois. O casal em lua-de-mel com Jerry Allison e sua nova noiva, Peggy Sue Allison (nee Gerron), que foi a inspiração por trás do hit anterior Buddy e os Crickets tinham escrito e realizado. Durante as sessões de gravação em Clovis com o famoso saxaphone player [a=King Curtis,] que produziu Reminiscing, Buddy organizou uma sessão de gravação paga com seu próprio dinheiro para seu amigo próximo e rádio KLLL DJ, [a=Waylon Jennings.] Com Waylon tomando vocais, King e Buddy apoiando com guitarra e saxaphone, bem como [a888079] fornecendo backing vocals, o single Brunswick [m=763288] foi cortado. Este foi apenas um dos poucos casos em que Waylon e Buddy se apresentaram juntos, bem como sendo o primeiro disco lançado sob o nome de Waylon Jennings. Waylon e Buddy também colaboraram em escrever a canção "You're The One" em 30 minutos enquanto no ar ao vivo no KLLL, mais tarde tocando a música no programa, com Waylon e [a=Slim Corbin] fornecendo ham-boning para trás canto de Buddy e guitarra accoustic tocando.

Após as tensões crescentes e uma relação tensa entre o gerente dos Crickets Norman Petty e Buddy, Norman foi demitido como gerente de Buddy, levando-o a dividir-se com os Crickets, que elegeu ficar em Lubbock e Clovis com Norman. Com a partida de Buddy, os Crickets contrataram [a=Tommy Allsup] como seu novo guitarrista de ritmo, com Sonny Curtis retornando à banda como o novo guitarrista e [a=David Box] se tornando o novo vocalista. Jerry Allison afirmou mais tarde durante entrevistas que ele e Joe Mauldin lamentaram profundamente não ficar com Buddy quando ele foi para Nova York. Ao longo do resto de 1958, Buddy, agora um marido em tempo integral, focou-se principalmente na produção de discos para outros artistas, como [a=Lou Giordano] para Brunswick e Coral, bem como experimentando arranjos de crooning e orquestra, cobrindo [a=Paul Anka]'s "It doesn't Matter Anymore", juntamente com uma interpretação da própria canção de Norman Petty Moondreams, bem como "MyRaud

Com Maria Elena engravidando e sendo incapaz de trabalhar, juntamente com a montagem de contas e a falta de receita (parte das quais foi devido ao congelamento de Norman ganhos de Buddy de seu tempo em Clovis), as finanças de Buddy estavam correndo perigosamente baixo. Em uma tentativa desesperada de fornecer renda a sua família em desenvolvimento, Buddy concordou relutantemente em participar da turnê do Winter Dance Party, programada para o final de janeiro e início de fevereiro de 1959. Com os Crickets em dispose com Norman, Buddy rapidamente contratou uma banda temporária para apoiar ele, que incluiu o membro Crickets Tommy Allsup na guitarra de ritmo, [a=Carl Bunch] na bateria e amigo próximo e músico Waylon Jennings no baixo elétrico. Waylon nunca tinha jogado baixo antes e como resultado, estava mal preparado para seu papel. Durante uma entrevista com a BBC, o compositor [a=Shari Sheeley] alegou que o cantor de rock and roll [a=Eddie Cochran] foi originalmente morto para se juntar à turnê e tinha convencer Buddy a se juntar, antes que Cochran tivesse que cancelar no último minuto para uma aparição de televisão não planejada. Se isso era verdade ou não, Eddie e Buddy eram conhecidos próximos, com a morte de Buddy afetando fortemente Cochran para o resto de sua vida, até sua própria morte prematura em uma cabine de táxi perto de Bath, Inglaterra em 17 de abril de 1960. Buddy e seu "Crickets de Substituição" foram unidos no entanto, por um colega artista popular [a=Dion] com seu grupo [a=The Bellmonts] junto com Beaumont, Texas DJ, compositor e artista country [a=J.P Richardson] atuando como sua persona [a=The Big Bopper] e estrela de rock e roll [a=Ritchie Valens] de Pocoima, Califórnia, um subúrbio de Los Angeles.

A turnê foi muito mal gerenciada, com os destinos e tempos que causaram a maioria das performances a ficar geograficamente longe um do outro, cronologicamente. Além disso, os aquecedores nos ônibus de turismo usados se recusaram a trabalhar e em uma ocasião, o ônibus parou em rota para o próximo local enquanto dirigia através de Wisconsin. Os membros da turnê muitas vezes tiveram que queimar jornais, usar camadas extras de roupas e huddle perto uns dos outros para o calor. Durante um desses incidentes, os pés de Carl Bunch sofreram de congelamento grave, quase resultando em amputação. Com Bunch no hospital, a turnê foi deixada sem um baterista dedicado. Os gerentes de turismo não fornecer qualquer ajuda, Buddy veio com a solução temporária de tocar tambores ele mesmo quando os outros artistas estavam no palco, com Ritchie Valens concordando em agir como baterista temporário de Buddy em troca. Em 2 de fevereiro de 1959, a turnê chegou ao Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa em uma das muitas performances programadas. Durante este desempenho, Buddy decidiu abandonar a próxima viagem de ônibus, tendo tido o suficiente das condições terríveis, e trabalhando com o proprietário da sala de baile Caroll Anderson, fretou uma aeronave da empresa de aviação local, Dwyer Flying Services, na cidade adjacente Mason City. Buddy ofereceu um lugar no avião inicialmente para Dion, por 36 dólares, que o último artista recusou, não gostando da ideia de voar em tempo frio e vendo 36 dólares como uma quantia azarada devido a ser a cobrança de renda que seus pais sempre lutaram quando ele era mais jovem. Em vez disso, Buddy deu os dois outros lugares no avião para companheiros de banda, Waylon Jennings e Tommy Allsup.

Tendo pegado o vento da carta da aeronave, J.P Richardson gentilmente perguntou Waylon se ele estaria disposto a trocar seu assento no avião com ele, como Richardson estava sofrendo de um frio debilitante e precisava descansar antes da próxima performance na turnê. Waylon gentilmente concordou, o que resultou em Buddy provocando Waylon sobre um suposto medo de voar. Os dois tiros zombam insultam um ao outro, com Buddy dizendo Waylon, "Eu espero que o seu ônibus congela", enquanto Waylon retorcida com "eu espero que o seu avião cai"! Waylon arrependeu este comentário para a maioria de sua vida, adicionando à culpa de seu sobrevivente após o acidente. Da mesma forma, Tommy foi constantemente incomodado por Ritchie Valens após o concerto para dar-lhe o seu lugar no avião. Tendo tido o suficiente, Tommy virou uma moeda, com o vencedor a tomar o assento. Ritchie, tendo chamado cabeças, ganhou o dedo, renunciando Tommy sem vontade para o ônibus da turnê. Pouco antes de partir para o aeroporto, Buddy pediu a carteira de Tommy para que ele pudesse pegar um pacote mãe de Tommy tinha enviado para entrega geral em Fargo, Dakota do Norte, destino do avião.

Por volta das 1:00 da manhã em 3 de fevereiro de 1959, Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P Richardson embarcaram em um Beechcraft F35 V-Tail Bonanza, pilotado por Roger Peterson, 19 anos. Pouco depois de decolar, Peterson não respondeu à torre no Aeroporto de Mason City. Temendo o pior, o dono de aeronaves, Jerry Dwyer, começou a procurar franqueamente a área circundante em outro avião. Quando o sol veio sobre Clear Lake e Mason City, com a neve cegando lentamente se separando, Dwyer viu o que parecia ser um acidente de avião a noroeste do aeroporto, convencido de que era o Bonanza desaparecido. Trabalhadores de resgate e autoridades chegaram ao local, não só confirmando os destroços foi a aeronave derrubada, mas também foram confrontados com os corpos sem vida de Buddy Holly e Ritchie Valens diretamente em frente ao destroço. O corpo do J.P. Richardson foi encontrado no outro lado de uma cerca de arame farpado do destroço, a mais de 100 metros de distância. Os restos mortais de Peterson foram encontrados nos restos do cockpit. A autópsia relata os quatro indivíduos logo após o acidente, incluindo uma autópsia realizada no corpo de Richardson por sua família em 2006, revelou que todos os quatro indivíduos foram mortos em impacto e não sobreviveram ao acidente inicial.

Waylon Jennings tomou o lugar de Buddy para o resto da turnê, com [a=Frankie Avalon,] [a=Fabian] e [a=Bobby Rydell] tornando-se os três novos cabeçalhos da turnê ao lado dos músicos existentes. Antes disso, o músico local [a=Bobby Vee] tinha enchido para Buddy Holly no próximo desempenho programado após Clear Lake, no Armory em Moorhead City, Minnesota. Em uma torção irônica, um batedor de talentos tinha visto o desempenho de Vee começando sua própria carreira de rock and roll. Após a notícia da morte de Buddy, Maria Elena entrou em choque sofrendo um aborto infeliz. O acidente ainda profundamente traumatiza-a até hoje e ela não foi capaz de visitar o local de descanso final de Buddy como resultado. Os restos mortais de Buddy Holly foram trazidos de volta para Lubbock, onde ele foi enterrado em um funeral no Cemitério da Cidade de Lubbock, Jerry Allison e Joe Mauldin servindo como pallbearers, com [a=Don Everly] na presença. Waylon Jennings e Tommy Allsup, ainda obrigados a permanecer com a turnê, foram incapazes de participar do funeral. Nos anos seguintes, Waylon foi capaz de se tornar um artista de música country extremamente bem sucedido, que ele em grande parte devido à assistência e apoio contínuo de Buddy no início. A família de Buddy também recebeu uma carta gentil de Elvis Presley, servindo no exterior no Exército dos EUA na época, dando suas condolências à mãe de Buddy Ella em particular, para a perda de seu filho.

Os músicos e bandas rock and roll nos anos seguintes, incluindo [a=The Beatles] e [a=The Rolling Stones] listam Buddy Holly como uma grande inspiração entre outros músicos de rock e roll de primeira geração. Em 1975, depois de Norman Petty declarar falência, Paul McCartney comprou os direitos de publicação que Norman tinha anteriormente realizado para todas as composições e canções originais de Buddy. Ele também produziu um documentário em profundidade sobre a vida de Buddy em 1985 chamado "The Real Buddy Holly" história para a BBC, depois de estar insatisfeito com o filme biográfico de 1978 "The Buddy Holly Story" estrelado por Gary Busey como o músico tardio. Busey, um músico em sua própria direita, também é fã de Buddy Holly e comprou a guitarra accoustic do artista tardio em leilão da família Holley nos últimos anos. Em 1980, os óculos de Buddy Holly foram descobertos no porão do Departamento de Polícia da Cidade de Mason, onde estavam sendo mantidos em um armário de provas ao longo do relógio de J.P Richardson. Eles foram devolvidos para sua família e agora estão em exposição no Centro Buddy Holly em Lubbock. Buddy também estava entre os primeiros artistas a serem introduzidos no Rock And Roll Hall of Fame (Performer) e Songwriters Hall of Fame em 1986, juntamente com outros músicos atrasados Eddie Cochran e Elvis Presley. Os Crickets continuaram executando, embora em muito menos sucesso, até 2015, embora não sem perder o vocalista David Box para um acidente de avião em Minnesota em uma torção irônica do destino. Após as mortes de Niki Sullivan, Tommy Allsup e Joe Mauldin no início do século 21, The Crickets pararam de atuar em 2015, com Sonny Curtis e Jerry Allison sendo dois dos únicos músicos da banda lendária ainda viva. Mais tributo a Buddy Holly foi pago em vários álbuns de tributo, em que músicos Waylon Jennings, [a=The Hollies] (fazendo um overdub da gravação de Buddy de 1958 de "Peggy Sue Got Married"), [a=Ringo Starr,] [a=Chris Isaak] e Paul McCartney para citar alguns, tocaram covers de canções de Buddy. Buddy também foi o foco do documentário da BBC "Rave On"! produzido em 2018.

Faixas

A  Peggy Sue 

B  Everyday 

Edições

Formatos

Shellac, Vinyl

Editoras

MCA Records, Universal Music, Collectables, Coral, Coral , Old Gold , Vogue Coral, Million Seller

Países

Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Japão, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Singapura, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos

Anos

1957, 1958, 1964, 1966, 1968, 1973, 1980, 1982, 2023

Membros

Artigos relacionados

Classic Buddy Holly - Buddy Holly
True Love Ways - Buddy Holly
The Absolutely Essential 3 CD Collection - Buddy Holly
Greatest Hits - Buddy Holly
That'll Be The Day - Buddy Holly

Music on Vinyl

2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay