Descrição
Primeiro álbum de estúdio dos Opeth desde "In Cauda Venenum", de 2019, interrompendo o maior jejum de originais na sua carreira. Regressam também os death growls (ausentes desde "Watershed", em 2008) e a ambição conceptual (nesse particular, trata-se do primeiro álbum conceptual da banda sueca desde "Still Life", de 1999). Enquanto novo épico de metal progressivo, tema a tema, capítulo a capítulo, este "The Last Will And Testament" narra os acontecimentos desencadeados pela leitura do testamento de um poderoso e abastado chefe de família na Europa do pós-Primeira Grande Guerra - Mikael Åkerfeldt, líder e principal compositor dos Opeth, afirmou que a escrita do disco obrigou a um realinhamento com aquilo que está na base da sua relação com a música, o que de certa forma explica este impulso de criar um mundo totalmente novo, ainda que familiar a quem há muito o conhece. Como convidados, destacam-se Ian Anderson (Jethro Tull) e Joey Tempest (Europe), bem como Dave Stewart nas orquestrações para a London Session Orchestra.
"The Last Will And Testament", an observation by Opeth, was recorded during February/March 2024 at Rockfield Studios, Monmouthshire, Wales, UK
Additional recordings were done at Hammerthorpe Studios, Flowcreations Studios & The Tower Studios
All Music and Lyrics written by Mikael Åkerfeldt
Lyrical concept by Mikael Åkerfeldt, dramatic consultation by Klara Rönnqvist Fors
Published by Communion Music AB, administered by Kobalt Music Services Ltd
Produced by Mikael Åkerfeldt
Co-produced by Opeth and Stefan Boman
Engineered by Stefan Boman, Joe Jones and Opeth
Mixing by Stefan Boman and Mikael Åkerfeldt and Opeth at Atlantis and Hammerthorpe, Stockholm, Sweden
Mastering and vinyl lacquer cut by Miles Showell at Abbey Road studios, London, UK
Strings produced by Dave Stewart at Angel Studios, London, UK
String arrangements by Mikael Åkerfeldt and Dave Stewart
Strings performed by the London Session Orchestra
Drum technicalities by Kit Cunningham
Artwork by Travis Smith with direction from Mikael Åkerfeldt
Photography by Terhi Ylimäinen
Clothing and accessories by Amanda Martinez & Independent Kostym
Worldwide Management by Andy Farrow, assisted by Jasper Schuurmans - Northern Music Co.
Project co-ordinated by Jasper Schuurmans
Musicians
Martin Mendez - Bass guitars, Backing vocals
Fredrik Åkesson - Guitars, Backing vocals
Waltteri Väyrynen - Drums, Backing vocals
Mikael Åkerfeldt, Guitars, Lead & backing vocals, Cittra, Mellotrons, percussion & FX
Joakim Svalberg - Piano, Hammond, Mellotrons, Fender Rhodes & Moogs, Backing vocals and FX
Ian Anderson - Flute, Spoken word
Joey Tempest - Backing vocals
Mia Westlund - Harp
Mirjam Åkerfeldt - Spoken word
Artista
Banda de metal progressivo sueca de Estocolmo, formada em 1990. Embora o grupo tenha passado por várias mudanças de pessoal, o cantor, guitarrista e compositor Mikael Åkerfeldt permaneceu a força motriz de Opeth ao longo dos anos. O Opeth sempre incorporou influências progressivas, populares, azuis, clássicas e jazz em suas composições geralmente longas, bem como fortes influências do metal preto e do death metal, especialmente em suas primeiras obras. Muitas canções incluem passagens de guitarra acústica e fortes mudanças dinâmicas, bem como tanto rosnados de morte e vocais limpos. Opeth raramente fez aparições ao vivo apoiando seus primeiros quatro álbuns; mas desde a realização de sua primeira turnê mundial após o lançamento de 2001 do Blackwater Park, eles lideraram várias turnês mundiais.
Em 2011, eles publicaram o Heritage. Representa uma mudança drástica no estilo de seus álbuns anteriores, adotando um som de rock progressivo e apenas canto limpo. Åkerfeldt comentou sobre a diversidade da música de Opeth: "Eu não vejo o ponto de tocar em uma banda e ir apenas uma maneira quando você pode fazer tudo. Seria impossível para nós tocarmos apenas o metal da morte; isto é nossas raízes, mas agora somos um mishmash de tudo, e não puristas para qualquer forma de música. É impossível para nós fazermos isso, e francamente eu pensaria nisso como chato estar em uma banda que toca apenas música de metal. Não temos medo de experimentar, ou ser apanhado com as calças para baixo, por assim dizer. É isso que nos mantém indo." (Metal Hammer)
Em 26 de agosto de 2014, Opeth lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, intitulado Pale Comunhão. Fredrik Åkesson, falou sobre a nova direção que a banda estava tomando: "Seria interessante fazer um álbum muito pesado, mas de uma forma diferente. Para não voltarmos, não somos sobre isso. Ainda estou muito orgulhoso com os dois últimos álbuns, acho interessante ouvi-los, mesmo que eu escute de uma forma objetiva." (Volta Última)
Em 2016, Opeth fundou sua própria gravadora, Moderbolaget Records e publicou o décimo segundo álbum de estúdio Sorceress.
Edições
Membros
Mikael Åkerfeldt,
Per Wiberg,
Peter Lindgren,
Martin Lopez,Martin Mendez,
Anders Nordin,
Johan DeFarfalla,Martin Axenrot,Joakim Svalberg,Fredrik Åkesson,
David Isberg,
Stefan Guteklint