CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
A Mirror To Machaut - Samuel Blaser

A Mirror To Machaut

Samuel Blaser  

Formato: 1 CD

Género: jazz

Ean: 0774355160428

 

 
 

Artista

Em um momento em que há mais músicos no mundo tentando ser ouvido do que nunca, gemas raras como Samuel Blaser parecem, paradoxalmente, para subir acima de tudo. Com As the Sea, o acompanhamento de Blaser para sua estreia em 2011 em Hatology Boundless e com o mesmo quarteto transatlântico multinacional - o guitarrista francês Marc Ducret, o baixista suíço Bänz Oester e o baterista americano Gerald Cleaver - ele já alcançou uma proeminência rara como um dos mais elegantes e implacáveis trombus e virtuos.

Desde a sua estreia em 2007 como líder, o 7th Heaven (Between the Lines,) Blaser cresceu a uma taxa quase incompreensível, desde a cabeça reta dura em sua metade dos anos vinte até o jogador livre inovador e compositor e líder de banda em seus primeiros anos de idade, um cujo força improvisa recebeu elogios de fontes como Audiophile Audition, citando a profundidade musical de Blaser

Nascido e criado em La Chaux-de-Fonds, Suíça - uma metrópole de jazz menos conhecida, mas não menos significativa, que foi, por um tempo, casa para expatriar os americanos Sidney Bechet e Kenny Clarke, bem como o trombonista de jazz suíço Raymond Droz - Blaser também passou um tempo considerável vivendo em Nova York e atualmente reside em Berlim; verdadeiramente um músico internacional, então, em clara defiance de limites e estilo cultural. Começando as aulas de trombone aos 9 anos, ele "não poderia passar pela terceira posição e teve que ter um carrinho para transportar trombone porque era muito pesado", diz Blaser. Ainda assim, com muita música na casa Blaser, onde ele era o meio de três crianças - variando de música folk suíça para R&B e jazz americano - Blaser progrediu rapidamente, entrando no conservatório local em 14 e se formando sete anos depois em 2002 depois de receber uma série de prêmios em ambas as esferas jazz e clássica, incluindo o Prêmio Benny Golson de 2000.

Continuando estudos privados, Blaser começou uma série de associações significativas, incluindo a Heralded Vienna Art Orchestra e European Radio Big Band, levando a uma bolsa de estudos Fullbright que lhe permitiu estudar nos Estados Unidos no Conservatório de Música da faculdade de compra, indo para ganhar o Prêmio J.J Johnson, bem como os prêmios do Prêmio Público e do Jogador Favorito do J.J no Fribourg Jazz Festival de 2006.

Todas essas diversas realizações têm finalmente - e inevitavelmente - levou Blaser a encontrar um nexo pessoal onde elementos díspares como Tihi indiano e ópera Wagnerian se encontram. O impressionante élan improvisacional de Blaser é dedicado ao domínio instrumental que não é nada mais do que os meios para fins muito musicais. Juntamente com o seu quarteto igualmente inconfundível, Blaser continua a expandir a visão do jazz, redefinindo-o no novo milênio, à medida que entra no seu segundo século de existência.

Além da capacidade de Blaser de combinar forma compositiva com proeza improvisada incendiária no contexto de sua própria música, sua abordagem inexplorada ainda sempre colaborativa resultou em uma série de associações significativas, entre elas seu trabalho contínuo com a lenda da percussão suíça Pierre Favre; uma dupla muito aplaudida com o pianista Malcolm Braff; turnê em 2012 como um membro do recente grupo de François Houleper Blaser também compartilhou o palco com artistas como o trombonista David Taylor, e a pianista Renee Rosnes e Hal Galper. Não é surpresa que Rene Laanen, da USA Trombone Online, tenha chamado Blaser, um dos melhores trombonistas de hoje."

2013 verá Blaser turnê com dois novos trios: um que, além de Marc Ducret, também contará com o baterista dinamarquês Peter Bruun; e outro com o pianista francês Benôit Delbecq e o baterista americano Gerry Hemmingway. Igualmente importante, Blaser também irá reunir sua Consort in Motion (Kind of Blue, 2011) Quarteto com o pianista Russ Lossing, o baixista Drew Gress e Hemmingway, que substitui o falecido Paul Motian. Esse disco - o primeiro e único de Blaser a incluir um pianista, casando-se com os elementos aparentemente díspares da composição do período renascentista e barroco com improvisação de jazz mais aberta - foi elogiado por All About Jazz's Troy Collins como " Fearlessly modern, mas respeitosamente regal". Collins continua, afirmando que "os arranjos e reinterpretações aventureiros de Blaser oferecem o melhor de ambos os mundos, enriquecendo a impetuosidade crua do jazz de vanguarda com a sofisticação comprovada de formas clássicas sem idade. O Consort in Motion é uma marca de alta água na linhagem duradoura do terceiro fluxo, e mais inspirador para o foco de sua visão."

Enquanto isso, com o lançamento de As the Sea - como Boundless, uma gravação ao vivo, mas uma acariciada de uma única performance - Blaser reaps as recompensas de maior confiança e camaradagem pessoal construídas com Ducret, Oester e Cleaver através de turnê adicional, após o lançamento de sua gravação de estreia. "A música é bem diferente do primeiro disco", diz Blaser, "porque as coisas estão mais escritas. Também é um pouco mais complexo. Mas é uma loucura, porque eu posso jogar qualquer coisa - uma única nota, mesmo - e todos vão se mover comigo. É muito intenso."

Entre gravar e fazer turnês com seus próprios grupos e colaborar em conjuntos de outros líderes, a carreira de Blaser continua uma trajetória ascendente que parece não ter fim à vista. "O mundo da música me fascina até ao fim, e estou determinado a fazer uma viagem depois da outra com o meu instrumento e trabalho", diz Blaser. "É tudo sobre a descoberta e comunicação de novas ideias. Acredite em mim, sou prova de que um trombone brilhante pode enviar uma mensagem para o seu coração e mudar a sua vida."

Faixas

1  Hymn  07:30

2  Douce Dame Jolie  01:39

3  Saltarello  05:50

4  Dame, Se Vous M'Estes Lointeinne  03:07

5  Color  06:11

6  Cantus Planus  04:20

7  De Fortune Me Doy Pleindre Et Loer  02:11

8  Bohemia  08:16

9  Linea  05:21

10  Introit  06:09

11  Complainte: Tels Rit Au Main Qui Au Soir Pleu  05:36

Edições

Formatos

Editoras

Países

Anos

Membros

Artigos relacionados

Taktlos Zürich 2017 - Samuel Blaser
Early In The Mornin'  - Samuel Blaser

Musica Portuguesa

2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay