Descrição
THE STORY OF ETHIO JAZZ 1965-1975
Artista
Mulatu Astatke (também escrito Astatqé em lançamentos franceses) é, sem dúvida, um dos músicos mais influentes e lendários da Etiópia. Durante a década de 1960, estudou música no exterior em Londres, Boston e Nova Iorque. Ele então voltou para a Etiópia com um amor por jazz e música latina. Ali misturava a música tradicional etíope com o latim-jazz que ele gostava tanto de criar um híbrido único que ele chamou de “Ethio-jazz”.
Mulatu Astatke é antes de mais um compositor, mas também um multi-instrumentista, tocando o vibrafone, teclados e órgãos. Ele é creditado como tendo estabelecido congas e bongos, instrumentos normalmente centrais para estilos latinos, na música etíope. No entanto, como as canções etíopes tradicionalmente focadas nos vocais, sua maior contribuição para a música de seu país foi introduzir um novo foco na instrumentação.
Três de seus LPs foram gravados em Nova York - seus dois primeiros, Afro-Latin Soul Volumes 1 & 2 em 1966, mais tarde Mulatu da Etiópia em 1972. A maior parte de sua produção foi na Amha Records (Addis Ababa, Etiópia), na qual lançou vários singles de 7", bem como um LP em 1974 intitulado Yekatit Ethio-Jazz.
De tarde, Mulatu Astatke tem sido o centro de atenção renovada no Ocidente através de uma compilação na série parisiense Ethiopiques (Buda Musique) e uma compilação de 4” no selo Soundway de Brighton England. Mais notavelmente, uma série de suas faixas também foram destaque no filme independente do diretor Jim Jarmush de 2005 Broken Flowers com os atores Bill Murray e Julie Delpy.
Um projeto para re-gravar alguns dos trabalhos mais antigos de Mulatu Astatke, bem como novo material original, foi recentemente realizado em colaboração com Will Holland da fama quantic, baterista Max Weissenfeldt de Poets Of Rhythm, trompete Todd Simon, e Showboy do Egito 80 de Fela Kuti.
Material de fundo para este perfil de artista tem origem em várias fontes, incluindo as notas de Ethiopiques Vol 4 (Buda Musique) e um artigo de Miles Cleret em Wax Poetics (Issue #14, Fall 2005).
Faixas
A1
Yèkèrmo Sèw
A2
I Faram Gami I Faram
A3
Shagu
A4
Emnete
A5
Mulatu
B1
Yègelé Tezeta
B2
Asiyo Bellema
B3
Ebo Lala
B4
Fikratchin
B5
Yefikir Tizita
C1
Dèwèl
C2
Yèkatit
C3
Girl From Addis Ababa
C4
Mascaram Setaba
C5
Ené Alantchie Alnorem
D1
Nétsanét
D2
Kasalèfkut Hulu
D3
Wubit
D4
Lanchi Biye
D5
Tezeta
Edições
Países
Alemanha, Japão, Estados Unidos, Europe