Descrição
.. UNEARTHED
Artista
Nile foi formado em 1993 por Karl Sanders (guitarra, vocais,) Chief Spires (baixo, vocal) e Pete Hammoura (bateria). Eles sempre tiveram interesse na história e cultura egípcia; assim, eles combinaram esse interesse com Death Metal. Em 1994 eles lançaram sua demo auto-intitulada. Um ano depois, eles lançaram "Festivals of Atonement" como Cassette/CD e também realizaram alguns shows ao vivo com bandas como Obituary, Deicide e Six Feet Under.
Em 1996, eles obtiveram um novo guitarrista (Dallas Toler-Wade), um acordo com Visceral Productions, e lançou "Ramses Bringer of War". Pouco depois, a Relapse Records os viu tocar ao vivo e ouviu o CD. Ofereceram-lhes um acordo e o Nile concordou. E assim Nile gravou e lançou sua estréia no full-length "Amongst the Catacombs of Nephren-Ka", e depois do lançamento, eles fizeram uma turnê mundial de 8 meses. Após seu retorno em 1999, eles começaram a trabalhar em seu próximo álbum; foi muito difícil fazê-lo, e demorou um ano apenas para escrever as letras. Sanders passou todas as noites compondo, e finalmente em 2000 eles lançaram "Black Seeds of Vengeance".
Em 2002, a banda voltou a trabalhar com Bob Moore no Soundlab Studios (com o novo vocalista e baixista Jon Vesano substituindo Chief Spires e o baterista Tony Laureano substituindo Hammoura em reboque) para a produção do novo álbum "In Their Darkened Shrines". Mais uma vez, a banda iria descansar antes de se comprometer a gravar o Annihilation Of The Wicked de 2005 com o engenheiro Bob Moore e produtor/misturador Neil Kernon (Judas Priest, Nevermore) no Soundlab. Dois anos e uma nova gravadora mais tarde, NILE retorna com Ithyphallic (referindo-se à antiga prática de retratar estátuas de deuses com enormes, místicamente proporcionalmente phalluses como um sinal de força e fertilidade).
Em junho de 2009, Nile entrou no estúdio de gravação para começar a trabalhar em seu sexto álbum completo, intitulado That Whom the Gods Detest. O álbum foi lançado em novembro do mesmo ano. Em 21 de outubro de 2010, Chris Lollis foi confirmado como o novo baixista permanente para Nile, após quatro anos de trabalho de sessão com a banda. Em 11 de outubro de 2011, Goomba Music lançou Worship the Animal, que é uma versão alternativamente intitulada da demo de Nile, que a formação original da banda gravou em 1994.
Em 4 de fevereiro de 2012, Karl Sanders anunciou em sua página no Facebook que eles tinham um novo baixista, Todd Ellis, que contribuiria com vocais para o novo recorde. No dia seguinte, ele explicou no fórum oficial da banda que havia perdido contato com Chris Lollis durante a gravação e gravação do próximo álbum, e depois de três meses de silêncio dele eles contrataram um substituto. Em 29 de junho de 2012, Nile lançou seu novo álbum "At the Gate of Sethu".
Em 9 de fevereiro de 2015, Todd Ellis deixou a banda, citando "condições imprevistas além do meu controle". Em 24 de julho de 2015, foi anunciado que a banda vai lançar seu novo álbum, intitulado What Should Not Be Unearthed, em 28 de agosto.
Em 13 de fevereiro de 2017, Dallas Toler-Wade decidiu deixar a banda para se concentrar em seus próprios planos e gravações. O Brian Kingsland tomou o seu lugar.
Linha-up atual:
Karl Sanders: Guitarras, Vocals, Instrumentais
Brian Kingsland: Guitarras, vocais
George Kollias: Bateria
Brad Parris: Baixo, Vocals
Faixas
1
Call To Destruction
05:45
2
Negating The Abominable Coils Of Apep
04:14
3
Liber Stellae Rubeae
03:48
4
In The Name Of Amun
06:49
5
What Should Not Be Unearthed
06:58
6
Evil To Cast Out Evil
05:37
7
Age Of Famine
04:11
8
Ushabti Reanimator
01:30
9
Rape Of The Black Earth
04:35
10
To Walk Forth From Flames Unscathed
06:36
Edições
Formatos
Vinyl, CD, File, CDr
Editoras
Scarecrow Records , DBN, Nuclear Blast, Paranoid Records , Chaos Reigns
Países
Argentina, Brasil, Japão, México, Rússia, Estados Unidos, Europe, Australia & New Zealand
Membros
Karl Sanders,George Kollias,
Dallas Toler-Wade,
Jon Vesano,
Derek Roddy,
Pete Hammoura,
Chief Spires,
Tony Laureano,
John Ehlers,
Chris Lollis,
Joe Payne (2),
Tim Yeung,Brad Parris,Brian Kingsland