Artista
Banda de hip hop portuguesa de Almada. Fundada em 1993 pelos irmãos João Nobre e Carlos Nobre e dissolvida em 2010. A formação original incluiu Carlos Nobre, Armando Teixeira, João Nobre e Yen Sung. Sua música funde elementos de hard rock, pop, rap, jazz ácido e ska.
O nome do grupo é uma referência à música “Pop Goes The Weasel” de 3o Bass.
O primeiro lançamento de Da Weasel foi o EP “More Than 30 Motherfuckers”, cantado em inglês. O grupo contou com Carlos Nobre como MC, Pedro Quaresma, João Nobre e Guilherme Silva em instrumentos ao vivo, Yen Sung como vocalista de backup e Armando Teixeira como DJ e produtor. Em 1994, a banda montou a onda da compilação Rapública, que introduziu o hip-hop ao público mainstream português, lançando seu primeiro álbum completo, Dou-lhe Com A Alma, que os levou em turnê pela primeira vez. Desta vez, a banda escreveu todas as músicas em português, incorporando influências de Cypress Hill e Public Enemy.
Antes da produção de seu terceiro lançamento (3o Capítulo) em 1997, Yen Sung deixou a banda para iniciar uma carreira como produtor de jazz ácido e DJ. Ela foi substituída por Virgul, uma rapper/cantor que introduziu ragga e afro elementos ao som da banda.
Em 1999, depois de participar do álbum de homenagem de Mario Caldato Jr. Tejo Beat e Xutos & Pontapés XX Anos , XX Bandas - Tributo Aos Xutos E Pontapés, Da Weasel retornou ao estúdio para gravar seu quarto álbum, Iniciação A Uma Vida Banal - O Manual. O álbum aclamado pela crítica foi o primeiro disco de prata da banda, e ajudou a aumentar suas vendas de lançamento anteriores o suficiente para conceder-lhes uma segunda prata. Da Weasel também serviu como um ato de aquecimento para o concerto do Red Hot Chili Peppers no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Armando Teixeira então deixou a banda para seguir uma carreira solo, e experimentou o produtor de pop-rock Mário Barreiros em 2001. O trabalho de Da Weasel agora mistura influências do hip-hop, heavy metal, reggae e música africana para produzir uma mistura única que ainda era inegavelmente portuguesa. O trio de hip-hop cubano, baseado em Paris, Orishas, foi um convidado no álbum, que logo subiu para as vendas de discos de platina e ouro.
Em 2004, Mário Barreiros foi substituído por João Martins como produtor, e DJ Glue (2) se juntou à banda como DJ ao vivo, enchendo um lugar vazio por três anos. Eles ajudaram Da Weasel a reinventar-se em seu próximo álbum, Re-Definições, uma peça de trabalho profundamente pensada que refinou o som ouvido no álbum anterior. Os fãs de música responderam entusiasticamente, com mais de 80.000 cópias vendidas, tornando-se o álbum mais vendido de Da Weasel.
Em 2005, a banda realizou um concerto esgotado no Olympia em Paris, seu primeiro grande desempenho internacional.
Em 2 de abril de 2007, Da Weasel lançou seu último álbum intitulado Amor, Escárnio E Maldizer. Ele alcançou platina no mesmo dia, com mais de 20.000 cópias vendidas.
Em 9 de dezembro de 2010, eles anunciaram sua separação.
Faixas
1
Pedaço De Arte
04:01
2
Tudo Na Mesma
04:00
3
Microcosmica
00:14
4
Pregos
04:55
5
Ragga Airlines
01:14
6
Todagente
03:59
7
Dúia
04:56
8
Flankout
01:48
9
Casos De Polícia
03:56
10
O Serviço
02:03
11
Para A Nóia
04:37
12
Dentro Dela
02:25
13
Encostei-me Pra Trás Na Cadeira Do Convés
04:09
14
Contador De Estórias
04:19
15
Cachimbo Da Paz
00:29
Edições
Editoras
EMI, Warner Music Portugal
Membros
Yen Sung,
Armando Teixeira,Virgul,DJ Glue (2),Carlos Nobre,Guilherme Silva,Pedro Quaresma,João Nobre