Descrição
Mountain Goats land, a world where the normal collides with the extraordinary often within a line or two. (allmusic)
Os The Mountain Goats são uma das mais curiosas bandas abrigadas sob o rótulo do indie rock. Hiper prolífico e militantemente lo-fi, com centenas de canções espalhadas por compilações, cds, singles limitados em vinyl e cassetes, o projecto do enfermeiro californiano John Darnielle e amigos foi buscar o seu nome ao tema Yellow Coat de Screamin? Jay Hawkins.
Nascidos da urgência de escrever por parte de Darnielle, os Mountain Goats são a mais literata e metafórica de todas as bandas americanas, clara influência para os igualmente literatos The National. Com o passar dos anos a banda foi-se rodeando de fãs devotos. Apesar de lento, o passa-a-palavra agigantou-se e hoje é frequente deparamo-nos com loas à musica dos Mountain Goats. De temas seus na série Weeds (Erva) a menções elogiosas por parte de reconhecidos escritores (John Green no seu último livro Paper Towns) ou remisturas por ilustres como Aesop Rock, a atenção mediática está finalmente a incidir sobre os Mountain Goats.
Em Heretic Pride, 4º álbum para a 4AD, encontramos, ao lado da anasalada voz de Darnielle e da sua bamboleante guitarra acústica, o baixista Peter Huges, o enorme baterista e percussionista John Wurster (R.E.M., Ryan Adams, Bob Mould, New Pornographers, Guided by Voices), o violinista Erik Friedlander (John Zorn), a recente sensação John Vanderslice nos sintetizadores e produção, Franklin Bruno (crítico de musica na Time Out NY e Village Voice) no piano e orgão e Annie Clark (vocalista dos St. Vincent) nos coros. Esta parada de estrelas nem por uma vez deixa de corresponder às expectativas, criando um álbum perfeitamente estruturado, o mais acessivel dos Goats até a data.
Artista
The Mountain Goats é uma banda de folk americana formada em Claremont, Califórnia pelo cantor e compositor John Darnielle. Durante muitos anos, o único membro do Mountain Goats foi Darnielle, apesar do apelido plural. Apesar de ser o membro principal da banda, ele trabalhou com uma variedade de colaboradores ao longo do tempo.
Ao longo dos anos 90, os Bodes de Montanha foram conhecidos por produzir gravações em casa de baixa fidelidade (mais notavelmente, em uma caixa de lança de convés de cassete) e liberando gravações em cassete ou vinil 7” formatos. Desde 2002, os Mountain Goats adotaram uma abordagem mais polida, gravando álbuns de estúdio com uma banda completa, mantendo ainda motivos líricos organicamente emocionais.
A banda está atualmente sediada em Durham, Carolina do Norte.
Linhas:
1991-1996: John Darnielle e Rachel Ware.
2002-2007: John Darnielle e Peter Hughes.
2007-2015: John Darnielle, Peter Hughes, Jon Wurster.
2015-presente: John Darnielle, Peter Hughes, Jon Wuster, Matt Douglas.
Membros ocasionais 1991-1995: Sarah Arslanian, Amy Piatt e Rosanne Lindley.
Membros ocasionais 1995-presente: Franklin Bruno, Erik Friedlander, John Vanderslice.
Faixas
1
Sax Rohmer #1
2
San Bernardino
3
Heretic Pride
4
Autoclave
5
New Zion
6
So Desperate
7
In The Craters On The Moon
8
Lovecraft In Brooklyn
9
Tianchi Lake
10
How To Embrace A Swamp Creature
11
Marduk T-Shirt Men's Room Incident
12
Sept 15 1983
13
Michael Myers Resplendent
Edições
Países
França, Polónia, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Australia & New Zealand, UK & US
Membros
Jon Wurster,John Darnielle,Peter Hughes (2),
Rosanne Lindley,
Rachel Ware,
Amy Piatt,Matt Douglas (2),
Sarah Arslanian