CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
Orchestral Works - Raymond Deane

Orchestral Works

Raymond Deane  

Formato: 1 CD

Género: clássica, Contemporary

Ean: 0636943510629

 

18.92€ Envio: 3-6 dias úteis

 
 

Artista



Raymond Deane (nascido em 27 de janeiro de 1953) é um compositor irlandês.

Deane nasceu em Tuam, no condado de Galway e criou a ilha de Achill, no condado de Mayo. Desde 1963 viveu em Dublin, onde inicialmente estudou piano no então College of Music com Fionn Ó Lochlainn. Estudou no University College Dublin, graduando-se em 1974, e tornou-se membro fundador da Associação de Jovens Compositores Irlandeses, um antecessor da atual Associação de Compositores Irlandeses. Ganhou vários prémios como pianista. Em 1974, Deane ganhou uma bolsa de estudos para estudar com Gerald Bennett no Musikakademie em Basle, Suíça. Ele se mudou para Colônia como estudante de Mauricio Kagel, mas foi persuadido a mudar para estudar com Karlheinz Stockhausen, que Deane abandonou após seis meses "devido à falta de engajamento de Stockhausen com seus alunos neste período". Com uma bolsa de estudos DAAD, Deane continuou seus estudos com Isang Yun em Berlim.

No Accents Festival de 1991 em Dublin, ele foi o compositor (com Kurtág), também no Sligo New Music Festival de 1999 (com Roger Doyle.) Ele representou a Irlanda em vários festivais do ISCM (Cidade do México, Manchester, Hong Kong), e as obras foram realizadas nos festivais l'Imaginaire irlandais (Paris 1996), Voyages (Montreal 2002), Warsaw Autumn (2004), e mais de uma vez na UNESCO International Rostrum of Composers (sua Ripieno por orquestra ganhar um prêmio especial em 2000.) Ele também foi diretor artístico dos dois primeiros Festivals de Música Vivo RTÉ (Dublin 2002 e 2004), mostrando a música de Luciano Berio e música francesa contemporânea, respectivamente. Em 2010, um concerto de retrato de sua música de câmara ocorreu no Southbank Centre, Londres.

Deane foi premiado com um doutorado em composição pela Universidade Maynooth em 2005. Ele é um membro da Aosdána, a academia de artistas criativos apoiada pelo Estado irlandês, desde 1986.

Além de sua música, Raymond Deane é conhecido por seu compromisso social e pelo ativismo de direitos humanos, particularmente pela Campanha Solidariedade da Irlanda-Palestina (IPSC), que ele co-fundou em 2001, e pelo Movimento Anti-Var irlandês. Ele citou as primeiras experiências de bullying em sua infância como uma causa potencial desse compromisso: "Eu internalizei a certeza de que esse bullying era um fator decisivo no meu crescimento pessoal, eventualmente levando ao meu ativismo esporádico em nome do downtrodden".

Deane sempre foi ativo como escritor de ensaios e crítico de música, tendo publicado em revistas irlandesas como "In Dublin", Soundpost, o "Journal of Music in Ireland" e em alguns livros acadêmicos. Em 1991, publicou um romance gótico chamado Death of a Medium. Ele também escreveu uma autobiografia, abrangendo os anos até cerca de 1987, que foi publicado em 2014 (veja Bibliografia).

Raymond Deane é "uma das figuras mais proeminentes da composição irlandesa contemporânea". Seu trabalho pode ser dividido em três fases, um terminando em 1974 antes de seus estudos no exterior, o segundo final em 1988 – um período que ele descreveu como "um processo de aprendizagem, assimilação e superação dessa assimilação – e o período desde então, que tem sido descrito como um re-gathering Várias obras de sua fase média são conscientemente construídos de forma técnica para evitar a tendência para o neo-romantismo que ele percebeu entre muitos de seus contemporâneos. De acordo com Fitzgerald, "Deane se esforça para alcançar um drama dialético sem regressar a normas do desenvolvimento do século XIX. O resultado é um discurso dramático heterogêneo e impuro." Zuk escreveu: "Mesmo na primeira audição, é evidente que seu trabalho é um produto de uma mente altamente reflexiva, sendo para a maior parte intensamente séria no tom, embora atirado por vezes com um humor idiossincrático e em outras ocasiões permeado por um espírito distinto de jogabilidade".

Edições

Formatos

Editoras

Países

Anos

Membros

Artigos relacionados

Seleção Record Store Day

But I Might Die Tonight - Cat Stevens
Small Tempest - Jackie Greene
Turnpike Ghost - Steel Train
Bring It Down (This Insane Thing) - Redskins
Saviours Of The City  - Jake Bugg
You're History (Remixes) - Shakespear's Sister
2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay