CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
James Ray - James Ray

James Ray

James Ray  

Formato: 1 Vinyl

Género: blues, Funk / Soul, Rhythm & Blues

Ean: 0604565397126

 

 
 

Artista

Fazendo a mudança de Washington, D.C para Nova York em 1959, aspirante a apenas-turned-18 cantor James Ray Raymond foi introduzido em um estúdio de gravação logo após a chegada, resultando em um single para Gallant, um dos selos de George Goldner do grupo Gone/End/Gee. Como Little Jimmy Ray (sua aparência geral semelhante ao hitmaker de curta duração, Little Willie John, embora vocalmente eles eram bastante diferentes), sua balada lateral "Make Her Mine", escrita pelo vocalista e mentor de Chantels Richard Barrett, foi virada com "You Need to Fall in Love", escrita por Raymond, sua melodia e arranjo uma imitação flagrante da música de John Fever. Mas tão fácil como tinha sido para entrar no negócio, então foi difícil ir para os próximos dois anos.
James bateu o pavimento Big Apple por muitos meses depois que um lance mal sucedido, ocasionalmente trabalhando em pequenas discotecas, mas principalmente cantando em cantos de rua e, por um tempo, vivendo nas ruas. Um carteiro obcecado pela música, Rudy Clark, o viu em um clube em 1961, que finalmente trabalhou em favor de James. Quando Gerry Granahan, fundador da recém-estabelecida Caprice Records, mostrou interesse em algumas das músicas de Clark, mas não sentiu que ele tinha uma voz para gravar, Rudy rastreou James, que estava saqueando no telhado de um prédio de apartamentos, e levou-o para audição para Granahan. Caprice teve um bom começo naquele ano com singles de sucesso por um par de atos femininos de New Jersey, Janie Grant (Triangle) e The Angels ('Til.) Tomando um nome simplificado e menos juvenil, James Ray marcou o terceiro grande sucesso da gravadora.
"If You Gotta Make a Fool of Someone", a melhor canção no repertório de Clark, beneficiou mais de um arranjo de oddball de Hutch Davie (cujo primeiro notável realização foi co-compondo "The Green Door" e batendo o piano na versão número um de Jim Lowe em '56.) Muitos dos arranjos de Davie foram contra a tendência; ele muitas vezes fez uso inteligente de seções de chifre (trumpet blasts, acentos de trombone.) A gravação foi produzida como valsa e enfatizou o tuba e harmônica como instrumentos de chumbo. Tudo isso poderia ter sido horrivelmente errado, mas não; o desempenho vocal distintivo de Ray veio quase como um afterthought. "If You Gotta" atingiu as paradas nacionais em novembro de 1961 e passou várias semanas no top 30 em janeiro e fevereiro de 62, enquanto alcançou os dez melhores gráficos de R&B. Flip side "It's Been a Drag" não era forte no airplay, mas a leitura de Ray da mensagem inferior da canção tocou verdadeira.
James Ray
Clark compôs o acompanhamento, "Itty Bitty Pieces", que contrastou o som vocal de Ray contra cantores pop e um arranjo de banda mais convencional do que seu antecessor. Um golpe menor, acabou de perder o top 40 em meados de maio. Por esta altura, James apareceu num lugar improvável: O cubo de cabelo de Janie Grant, de Vitalis, "That Greasy Kid Stuff", divertiu-se na infame reunião de 1871 do explorador David Livingstone e H.M Stanley na África. James forneceu a linha falada óbvia 'Dr. Livingstone, eu suponho'! (Janie chiming with .'re you still using that greasy kid stuff?)' e fez sua última, embora não acreditado, aparência nos gráficos. O próximo single de James Ray, "A Miracle", caiu muito abaixo das expectativas, após o que ele foi mudado para a gravadora Dynamic Sound de Granahan para "I've Got My Mind Set on You", outra canção de Rudy Clark, um fracasso para Ray, mas não, como acabou, para outro cantor bem conhecido muitos anos depois.
Enquanto James Ray tentou em vão construir em seu promissor começo, músicos britânicos estavam ocupados espalhando a palavra sobre suas músicas. Os Beatles, ainda batendo o pavimento de Liverpool no início de '62 (e pagando suas dívidas em Hamburgo, Alemanha no Star-Club), começaram a incluir "If You Gotta Make a Fool of Someone" em seu set; fascinado pelo hit de Ray e sua harmônica mesmerizing, eles usaram-no como um blueprint para seu próprio single de estreia, "Love Me Do", gravou naquele verão. Uma performance rousante de "If You Gotta" no Liverpool's Cavern Club em setembro não foi despercebida por Freddie e os Dreamers, que estavam no projeto de lei naquela noite; uma gravação um tanto sem alma da canção tornou-se o primeiro grande sucesso dos EUA para Freddie e companhia na primavera de 1963. Os artistas norte-americanos também gostavam da música; o remake de Calvin Grayson apareceu no Capitol no verão de 65 e Maxine Brown com sua versão no final do ano. Alguns foram a rota "Itty Bitty Pieces"; The Rockin' Berries lançou uma versão pop no final de 1963, seguido alguns meses depois por Chris Farlowe e a variação bluesy dos Thunderbirds.
Os esforços posteriores de James Ray apareceram no selo do Congresso e incluíram "Do the Monkey" (escrito por Clark com o colaborador ocasional Bobby Darin) e seu último single, "We Got a Thing Goin' On", em 1964. A morte de Ray ocorreu em algum momento depois, uma overdose de drogas sendo a causa mais comumente acreditada. Mesmo a data desta tragédia é incerta, mas ele não teria sido muito mais velho do que seus vinte anos, um talentoso cantor misteriosamente tomado muito em breve.
Rudy Clark empurrou e percebeu seus sonhos, autorizando vários clássicos indeléveis, incluindo "The Shoop Shoop Song (It's in His Kiss") (um super-tamanho '64 hit para Betty Everett), "Good Lovin" (penned with Arthur Resnick, foi um sucesso para os Jogos Olímpicos em '65 e um Jovem Rascals chart-topper um ano mais tarde), "Everybody Plays the Fool" (The Ingredients) Durante anos, Beatle George Harrison tinha planejado gravar uma de suas músicas favoritas, "Got My Mind Set on You" (retitled ligeiramente do original de Ray 1962;) em 1987 ele finalmente fez e em janeiro de 88 tornou-se o segundo hit número um na carreira de composição de Rudy Clark, simultaneamente renovando o interesse nas gravações excepcionalmente únicas de James Ray.
- Michael Jack Kirby

Faixas

A1  The Old Man And The Mule  02:11

A2  Lazy Bones  02:16

A3  I've Got My Mind Set On You - Pt. I Pt. II  03:28

A4  St. James Infirmary  02:36

A5  Come Rain Or Come Shine  01:56

A6  If You Gotta Make A Fool Of Somebody  01:58

B1  Without A Song  02:28

B2  Teach Me Tonight  02:16

B3  A Miracle  01:59

B4  It's Been A Drag  02:05

B5  Welcome To The Floor  02:15

B6  Itty Bitty Pieces  02:22

Edições

Formatos

Vinyl, Cassette, CD

Editoras

Oldays Records, Collectables, Vinyl Revival, Caprice

Países

Canadá, Japão, Reino Unido, Estados Unidos

Anos

1961, 1962, 1989, 2006, 2016, 2021

Membros

Artigos relacionados

Acessórios

2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay