Descrição
"Memento Mori” é o 15º disco de originais dos Depeche Mode e o primeiro como duo constituído por Dave Gahan e Martin Gore, no seguimento da trágica morte do co fundador da banda Andrew “Fletch” Fletcher no ano passado. Produzido por James Ford, com trabalhos de produção adicional de Marta Salogni, a gestação de “Memento Mori” teve lugar nos primeiros tempos da era pandémica do Covid, resultando em temas inspirados nesse período. As 12 faixas do álbum mostram uma vasta expansão de sentimentos e texturas, desde o ameaçador inicio até ao culminar final, passando os acordes da paranoia à obsessão, da catarse à felicidade, atingindo todos os sentimentos pelo meio.
Artista
A banda de música eletrônica inglesa formou-se em março de 1980 em Basildon, Essex, e recebeu o nome de uma popular revista francesa de moda. O line-up original do grupo consistia de Dave Gahan (vocais mortos, compositor ocasional desde 2005), Martin Gore (teclados, guitarra, vocais, compositor principal após 1981), Andy Fletcher (teclados) e Vince Clarke (teclados, compositor principal de 1980 até 1981). Depeche Mode lançou seu primeiro álbum em 1981, "Speak & Spell", trazendo a banda para a nova cena de onda britânica. Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum, deixando a banda como um trio para gravar "A Broken Frame", lançado no ano seguinte. Gore assumiu as funções de composição de chumbo e, mais tarde, em 1982, Alan Wilder (teclados, tambores, compositor ocasional) se juntou oficialmente à banda para preencher o lugar de Clarke, estabelecendo uma linha que continuaria pelos próximos treze anos.
Os últimos álbuns da banda da década de 1980, "Black Celebration", e "Music for the Masses", estabeleceram-nos como uma força dominante na cena musical eletrônica mainstream. Um destaque desta era foi o concerto da banda no Pasadena Rose Bowl, onde eles desenharam uma multidão em excesso de 60.000 pessoas. Na nova década, Depeche Mode lançou Violator, um sucesso mainstream. O álbum subsequente, "Songs of Faith and Devotion", e o apoio "Devotional Tour", exacerbaram as tensões dentro da banda até o ponto em que Alan Wilder saiu em 1995, levando à intensa mídia e especulação de fãs que a banda iria se separar. Agora um trio mais uma vez, a banda lançou Ultra, em 1997, gravado no auge do abuso de drogas quase fatais de Gahan, o alcoolismo e convulsões de Gore e a depressão de Fletcher. O lançamento do Exciter, confirmou a vontade de Depeche Mode de permanecer juntos, o subsequente, e muito bem sucedido, "Exciter Tour", sendo sua primeira turnê em apoio a um álbum original em oito anos desde o "Devotional Tour", embora a banda tivesse turnê em 1998 para apoiar "The Singles 86-98", álbum de compilação.
Depeche Mode teve cinqüenta músicas no UK Singles Chart e treze top 10 álbuns nas paradas do Reino Unido, dois dos quais estreou no número 1. O Depeche Mode vendeu até hoje mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, tornando-os uma das bandas eletrônicas mais bem sucedidas comercialmente e uma das melhores artistas de música do mundo. A revista Q chama Depeche Mode "a banda eletrônica mais popular do mundo já conheceu", e incluiu a banda na lista das "50 Bandas que mudaram o mundo"! Depeche Mode também ranqueia número 98 no VH1 "100 maiores artistas de todos os tempos".
Linhagem atual:
Martin L. Gore: teclados, guitarra, vocais
Dave Gahan: vocal principal
Andrew Fletcher: teclados
Membros anteriores:
Vince Clarke (1980-81:) teclados, backing vocals
Alan Wilder (1982-95:) teclados, tambores, backing vocals
Faixas
A1
My Cosmos Is Mine
A2
Wagging Tongue
A3
Ghosts Again
A4
Don't Say You Love Me
B1
My Favourite Stranger
B2
Soul With Me
B3
Caroline's Monkey
B4
Before We Drown
C1
People Are Good
C2
Always You
C3
Never Let Me Go
C4
Speak To Me
Edições
Formatos
CD, Vinyl, Cassette, File
Países
Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Europe, UK, Europe & US, Worldwide
Membros
Alan Wilder,Martin L. Gore,Dave Gahan,Andrew Fletcher,
Vincent John Martin