Artista
Uma banda de death metal altamente influente de Gotemburgo, Suécia. Muitas vezes considerado como os pioneiros de "Gothenburg metal", ou estilo melódico death metal.
Em The Gates foi fundada em setembro de 1990 por Tomas Lindberg, Alf Svensson, Anders Björler, Jonas Björler e Adrian Erlandsson e foi muito uma amálgama das bandas Grotesque e Infestation. A carreira de gravação da banda começou com o EP “Gardens of Grief”, que foi lançado pela gravadora local Dolores em 1991. Depois disso, eles assinaram com a Peaceville Records e lançaram seu álbum de estreia "The Red in the Sky Is Ours" em 1992. Após o álbum “With Fear I Kiss the Burning Darkness” em 1993, Alf Svensson deixou a banda para se concentrar em suas outras carreiras como tatuador e ilustrador de quadrinhos. Seu substituto foi encontrado no guitarrista da House Of Usher Martin Larsson. Após a "Doença do Espírito Terrestre" de 1994, a banda foi assinada pela Earache Records e lançou "Slaughter of the Soul" em 1995. No verão de 1996, pouco depois de turnê para o álbum, Anders no entanto decidiu abandonar a banda, o que resultou em todo o grupo se separando na altura de sua carreira.
Depois da separação Adrian, Jonas e Anders se juntaram ao The Haunted. Mais tarde Adrian passou a se juntar Cradle of Filth, Paradise Lost e Vallenfyre entre outros. Tomas Lindberg passou a fazer música com bandas como Skitsystem, Disfear, Lock Up, The Great Deveicer e The Crown.
Em 2008, depois de anos de especulação e persuasão, At The Gates anunciou uma turnê de reencontro, que acabou por durar cinco anos e culminou no anúncio de um novo álbum de estúdio "At War With Reality", que foi lançado em outubro de 2014.
Em março de 2017 Anders Björler anunciou que tinha deixado a banda. Mais tarde, ele foi substituído por Jonas Stålhammar e o sexto álbum da banda “To Drink From The Night Itself” foi lançado em maio de 2018.
Os dois primeiros álbuns do The Gates foram muito progressivos e complexos death metal, principalmente devido ao estilo de composição muito original e não ortodoxo do guitarrista Alf Svensson. Desde que Svensson deixou o grupo em 1993, a principal responsabilidade musical estava nos gêmeos Björler, o que levou a uma considerável racionalização da música e os elementos excessivos de “prog” ou arte de suas obras anteriores foram cortados. O foco foi agora mais na escrita de canções boas e cativantes, que culminaram no ataque de deaththrash maciçamente eficaz de “Slaughter Of The Soul”. O álbum de retorno “At War With Reality” continuou muito na veia de seu estilo “Terminal/Slaughter”, enquanto que “To Drink From The Night Itself” mostrou uma saída um pouco mais clara deste e trouxe de volta alguns dos elementos mais progressivos e incorporou humores mais escuros em geral.
Faixas
A1
Der Widerstand
A2
To Drink From The Night Itself
A3
A Stare Bound in Stone
A4
Palace Of Lepers
A5
Daggers Of Black Haze
A6
The Chasm
B1
In Nameless Sleep
B2
The Colours Of The Beast
B3
A Labyrinth Of Tombs
B4
Seas Of Starvation
B5
In Death They Shall Burn
B6
The Mirror Black
Edições
Formatos
Vinyl, Box Set, CD
Editoras
Century Media, Фоно, Trooper Entertainment
Países
Alemanha, Japão, México, Rússia, Suécia, Estados Unidos, Europe
Membros
Adrian Erlandsson,
Alf Svensson,
Anders Björler,Jonas Björler,Tomas Lindberg (2),Martin Larsson (2),Jonas Stålhammar