CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online CDGO.COM - A sua Loja de Musica Online
Six Evolutions - Bach: Cello Suites - Yo-Yo Ma

Six Evolutions - Bach: Cello Suites

Yo-Yo Ma  

Formato: 2 CD

Género: clássica, Baroque

Ean: 0190758546520

.. CELLO SUITES
 

18.51€ Envio: 3-6 dias úteis

 

Descrição

.. CELLO SUITES

Artista

Celulista americano, virtuoso e compositor orquestral (nascido em 7 de outubro de 1955 em Paris, França).

Yo-Yo Ma (chinês simplificado: ט马; chinês tradicional: ט.; pinyin: Mǎ Yテuyיu) é um violoncelista americano, virtuoso, compositor orquestral de descendência chinesa e vencedor de vários Grammy Awards, a Medalha Nacional de Artes em 2001 e a Medalha Presidencial da Liberdade em 2011. Ele é um dos mais famosos violoncelistas da era moderna.

Yo-Yo Ma nasceu em Paris em 7 de outubro de 1955, para pais chineses e teve uma educação musical. Sua mãe, Marina Lu, era cantora, e seu pai, Hiao-Tsiun Ma, era violinista e professor de música. A família mudou-se para Nova Iorque quando tinha cinco anos.

Em uma idade muito jovem, Ma começou a estudar violino, e mais tarde viola, antes de encontrar sua verdadeira vocação, tomando o violoncelo em 1960 aos quatro anos de idade. De acordo com Ma, sua primeira escolha foi o baixo duplo devido ao seu tamanho grande, mas ele comprometeu e assumiu violoncelo em vez. O prodígio infantil começou a atuar antes do público aos cinco anos, e se apresentou para os presidentes John F. Kennedy e Dwight D. Eisenhower quando ele tinha sete anos. Aos oito anos, ele apareceu na televisão americana com sua irmã, Yeou-Cheng Ma, em um concerto realizado por Leonard Bernstein. Por quinze anos de idade, Ma se formou na Trinity School em Nova York e apareceu como solista com a Harvard-Radcliffe Orchestra em uma performance das Variações Rococó de Tchaikovsky.

Ma estudou na Juilliard School com Leonard Rose e brevemente frequentou a Columbia University antes de se inscrever na Harvard University. Antes de entrar em Harvard, Ma jogou na Marlboro Festival Orchestra sob a direção do violoncelista e maestro nonagenarian Pablo Casals. Ma acabaria por passar quatro verões no Marlboro Music Festival depois de se encontrar e se apaixonar pelo sophomore do Mount Holyoke College e pelo administrador do festival Jill Hornor seu primeiro verão lá em 1972.

No entanto, mesmo antes dessa época, Ma ganhou fama e tinha se apresentado com a maioria das principais orquestras do mundo. Suas gravações e performances do Cello Suites de Johann Sebastian Bach gravados em 1983 e novamente em 1994-1997 são particularmente aclamados. Ele também tocou uma boa quantidade de música de câmara, muitas vezes com o pianista Emanuel Ax, com quem ele tem uma amizade próxima de seus dias juntos na Juilliard School of Music em Nova York.

Ma recebeu seu diploma de bacharel em Harvard em 1976. Em 1991, recebeu um doutorado honorário de Harvard.

Ma atualmente joga com seu próprio Silk Road Ensemble, que tem o objetivo de reunir músicos de diversos países, todos os quais estão historicamente ligados através da Silk Road, e registros no rótulo Sony Classical. O instrumento de desempenho primário de Ma é o violoncelo apelidado de Petunia, construído por Domenico Montagnana em 1733. Foi nomeado isso por uma estudante que se aproximou dele depois de uma de suas aulas em Salt Lake City perguntando se ele tinha um apelido para seu violoncelo. Ele disse: "Não, mas se eu jogar por você, você vai nomeá-lo?" Ela escolheu Petunia e ficou presa. Este violoncelo, com mais de 270 anos e avaliado em 2,5 milhões de dólares, foi perdido no outono de 1999 quando Ma acidentalmente deixou o instrumento em um táxi em Nova York. Mais tarde, foi recuperado desfeito. Outro dos violoncelos de Ma, Davidov Stradivarius, era anteriormente propriedade de Jacqueline Du Pré, que o passou após sua morte, e de propriedade da Fundação Vuitton. Apesar de Du Pré anteriormente ter dublado sua frustração com a imprevisibilidade deste violoncelo, Ma atribuiu o comentário ao estilo de jogo impassionado de du Pré, acrescentando que o violoncelo Stradivarius deve ser coagido pelo jogador. Foi até recentemente criado de forma barroca, já que Ma tocou exclusivamente música barroca nela. Ele também possui um violoncelo feito de fibra de carbono pela empresa Luis e Clark de Boston.

Em 1997 ele foi destaque na trilha sonora de John Williams para o filme de Hollywood, Seven Years in Tibet. Em 2000, ele foi ouvido na trilha sonora de Crouching Tiger, Hidden Dragon, e em 2003 sobre o de Master and Commander: The Far Side of the World. Colaborou com Williams novamente na partitura original do filme Memoirs of a Geisha de 2005. Yo-Yo Ma também trabalhou com o compositor italiano de renome mundial Ennio Morricone e gravou as composições de Morricone da Trilogia de Dólares, incluindo The Good, the Bad e Ugly. Ele também tem mais de 75 álbuns, 15 dos quais são vencedores do Grammy Award. Ma é um destinatário do Centro Internacional de Excelência em Nova York.

Ma foi nomeada Embaixadora da Paz pelas Nações Unidas, então Secretário-Geral Kofi Annan em janeiro de 2006.

Em 3 de novembro de 2009, o presidente Barack Obama nomeou A Comissão das Artes e das Humanidades, que tem por objectivo servir de base à Comissão do Presidente. Sua música foi destaque no documentário de 2010 Judeus e Baseball: An American Love Story, narrado pelo vencedor do Oscar Dustin Hoffman.

Edições

Formatos

CD, Vinyl

Editoras

Sony Classical

Países

Estados Unidos, Europe

Anos

2018

Membros

Artigos relacionados

Sing Me Home - Yo-Yo Ma
Appalachian Journey - Yo-Yo Ma
Yo-Yo Ma Plays Ennio Morricone - Yo-Yo Ma
The Goat Rodeo Sessions - Yo-Yo Ma
A Celebration - Yo-Yo Ma
Yo-Yo Ma Plays Ennio Morricone - Yo-Yo Ma
Soul Of The Tango (The Music Of Astor Piazzolla) - Yo-Yo Ma
Soul Of The Tango (The Music Of Astor Piazzolla) - Yo-Yo Ma

Seleção Record Store Day

2020 CDGO, todos os direitos reservados. Desenvolvido por Impactwave.
Paypal Visa Maestro Multibanco MBWay