pianista e maestro argentino-israelense, nascido em 15 de novembro de 1942 em Buenos Aires, Argentina. Ele foi casado com Jacqueline Du Pré até sua morte em 1987 e agora é casado com a pianista Elena Bashkirova.
O atual diretor de música geral da Ópera Estatal de Berlim e do Staatskapelle Berlin, Barenboim anteriormente serviu como Diretor de Música da Orquestra Sinfônica de Chicago, o Orchestre de Paris e La Scala em Milão. Barenboim é conhecido por seu trabalho com a West-Eastern Divan Orchestra, uma orquestra de jovens músicos árabes e israelenses, e como um crítico resoluto da ocupação israelense dos territórios palestinos.
Barenboim recebeu muitos prêmios e prêmios, incluindo sete prêmios Grammy, um honorário KBE Knight Commander da Ordem do Império Britânico, Légion d'honneur da França como Comandante e Grand Officier, e o alemão Großes Bundesverdienstkreuz mit Stern und Schulterband. Juntamente com o estudioso palestino-americano Edward Said, recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias Concord da Espanha. Barenboim é um poliglota, fluente em espanhol, hebraico, inglês, francês, italiano e alemão. Um auto-descrito Spinozist, ele é significativamente influenciado pela vida e pensamento de Spinoza.
Seus filhos são o violinista Michael Barenboim e o produtor de HipHop David Barenboim (alias KD-Supier).